8 de agosto de 2022   |   05:39  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Vitamina B6 pode reduzir ansiedade e depressão, afirma pesquisa

Estudo afirma que doses elevadas do nutriente ajudam na melhoria da saúde mental. Reforço precisa ser prescrito por médico.

_________________Publicidade_________________

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Reading, na Inglaterra, concluiu que doses elevadas de vitamina B6 estariam relacionadas a uma diminuição da depressão e da ansiedade. A suplementação alterou os mensageiros químicos do cérebro, melhorando a saúde psicológica dos voluntários.

O estudo foi realizado com 300 pessoas adultas com idade média de 23 anos. Os participantes foram divididos em três grupos que receberam suplementos diários de vitamina B6, B12 ou placebo durante um mês. O primeiro grupo ingeriu uma dosagem 50 vezes maior de vitamina B6 do que a recomendada pelos médicos.

“A vitamina B6 ajuda o corpo a produzir um mensageiro químico específico que inibe os impulsos no cérebro, e nosso estudo relaciona esse efeito calmante com a redução da ansiedade entre os participantes”, explicou David Field, principal autor do estudo, em entrevista ao jornal The Independent.

Conclusões

A pesquisa concluiu que aqueles que tomaram a vitamina B6 observaram reduções significativas nos níveis de ansiedade e depressão. Já o grupo que ingeriu vitamina B12 durante um mês não viu nenhum efeito na saúde mental, assim como os que foram “supridos” com placebo.

De acordo o trabalho, o consumo elevado de vitamina B6 associado à terapia poderia aumentar o benefício da dosagem na saúde psicológica. Mas essa ingestão deve ser feita com acompanhamento médico, tendo em vista que a pesquisa ainda está em estágio inicial.

Field também acrescenta que muitos alimentos são fontes de vitamina B6. Entre eles estão:

Atum;
Grão de bico;
Banana;
Legumes;
Leite;
Ovos.
A pesquisa observou que, apesar de uma alimentação rica no nutriente, a superdosagem da vitamina B6 por meio de suplementos é necessária para adquirir um efeito positivo no humor.

Com informações via Metrópoles

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS