booked.net

Vigilância Sanitária Estadual faz apreensão de 833 kg de alimentos vencidos que seriam usados na merenda escolar

Equipes de fiscalização apreenderam feijão, bolacha e óleo vencidos no depósito de distribuição e em uma escola do município de Sena Madureira.

Compartilhe:

Mais de 830 kg de alimentos vencidos que seriam usados na merenda escolar de Sena Madureira, interior do estado, foram apreendidos pela Vigilância Sanitária Estadual. As equipes faziam uma fiscalização de rotina nas escolas e depósitos de alimentos da rede estadual de ensino entre quarta (25) e quinta-feira (26) quando encontraram o material.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) e foi informada, por meio de nota, que todas os gestores de escolas, assim como dos centros de armazenamento e distribuição de alimentos, são orientados a separarem os itens que estão com data de validade próxima ao vencimento e adotarem os procedimentos estabelecidos, conforme a situação.

Em uma das escolas, foram encontradas grandes quantidades de feijão vencido. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária de Sena Madureira, Rodrigo Bortolan, a direção da escola comunicou que o alimento tinha chegado ao colégio há pouco tempo e, com isso, os fiscais foram até o depósito que distribui a merenda.

Alguns dos alimentos já estavam em sacolões que seriam enviados para a zona rural da cidade — Foto: Arquivo/Vigilância Sanitária de Sena Madureira
Alguns dos alimentos já estavam em sacolões que seriam enviados para a zona rural da cidade — Foto: Arquivo/Vigilância Sanitária de Sena Madureira

“A equipe se deslocou até o local para fazer a verificação e também orientação e foram encontrados mais alimentos vencidos. Chegou ao total, entre o alimento da escola e do depósito, de 833 quilos de feijão, bolacha e algumas latas de óleo”, destacou.

Conforme Bortolon, o alimento apreendido fica no prédio da Vigilância Sanitária por 15 dias, quando é feito um processo administrativo sanitário e de infração. “Fica dentro do depósito da vigilância quando vai ocorrer o processo administrativo, a Secretaria de Educação tem o direito da justificativa e, após esse prazo, mesmo não encerrando o processo, o alimento será descartado no aterro sanitário”, pontuou.

O coordenador contou ainda que o feijão estava com dez dias de vencimento. Já os demais alimentos não tinham vencido ainda no início do mês de maio. “Mas, já tinha essa grande quantidade vencida. Alguns dos alimentos já estavam em sacolões, que seriam mandados para a zona rural”, concluiu.

Nota da SEE

Em relação à informação relativa a gêneros alimentícios destinados à merenda escolar vencidos no município de Sena Madureira, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), informa que:

  1. Todas as escolas da rede estadual de ensino, assim como os centros de armazenamento e distribuição de alimentos, são orientadas a separarem os itens que estão com data de validade próxima ao vencimento e adotarem os procedimentos estabelecidos, conforme a situação.
  2. No caso de alimentos já vencidos ou que apresentem condição impropria para consumo, a orientação é a separação e o encaminhamento imediato para o descarte adequado em aterro sanitário municipal.
  3. Diante do ocorrido, a Secretaria irá abrir processo administrativo para apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis junto aos responsáveis.

Rio Branco-AC, 26 de maio de 2022

Aberson Carvalho

Secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes.

Por G1 Acre

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima