booked.net

Veja 7 maneiras de baixar o colesterol e evitar doença cardiovascular

Apesar de, em níveis controlados, ser importante para o bom funcionamento do corpo, o excesso de colesterol pode prejudicar a saúde.

Compartilhe:

O colesterol é uma gordura produzida pelo fígado e encontrada em alguns tipos de alimentos. Ele é fundamental para o bem-estar do organismo e a produção hormonal. No entanto, quando seus níveis passam do limite, problemas sérios de saúde, como doenças e complicações cardiovasculares, podem aparecer.

“Primeiro, é importante ressaltar que nem todo colesterol é igual. Temos, por exemplo, o colesterol HDL, considerado o bom colesterol, que, quando em excesso, é decomposto e removido do corpo. Já o colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, pode, quando em grandes quantidades, gerar o acúmulo de placas de gordura nas artérias, impedindo ou dificultando a passagem do sangue e levando a graves complicações, como AVC ou infarto”, afirma o nutrólogo e cardiologista Juliano Burckhardt, membro Titular da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Por isso, separamos algumas dicas para evitar o acúmulo de “colesterol ruim” e evitar possíveis problemas cardiovasculares. Confira:

1 – Evite as gorduras não saudáveis

“A ingestão de frituras de imersão e carnes gordas, por exemplo, deve ser reduzida, pois não fazem bem para circulação, aumentando a quantidade de colesterol nas artérias e favorecendo a aterosclerose”, alerta a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Na ilustração colorida, há o desenho de duas linhas vermelhas distantes que correspondem a uma veia. Dentro há hambúrguer, batata-frita, pizza e rosquinhas
O LDL, conhecido como colesterol “ruim”, quando está em altos níveis pode formar umas placa na parede das artérias, dificultando ou impedindo a passagem do sangue.

2 – Cuidado com o excesso de açúcar

“Conheça os ingredientes e leia atentamente os rótulos nutricionais. Fique longe de alimentos que contenham fontes ocultas de açúcar, como xarope de milho com alto teor de frutose e algumas dextrinas”, recomenda Burckhardt.

3 – Adicione boas fontes de gordura à dieta. 

“O azeite, a castanha, o abacate e os peixes, por exemplo, são ricos em gorduras benéficas para o organismo que favorecem o sistema circulatório e melhoram a qualidade de circulação, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom”, aconselha a Dra. Lamaita.

4 – Inclua as fibras na dieta.

 “Os alimentos ricos em fibras são capazes de sequestrar a gordura alimentar no intestino, assim diminuindo a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares”, afirma a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

5 – Aposte em alimentos que ajudem a reduzir o colesterol.

 Segundo a Dra. Garcez, além das fibras, os fitosteróis, que estão presentes no azeite de oliva, linhaça, nozes, castanhas, peixes de água fria, chocolate amargo e abacate, também podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

6 – Pratique atividades físicas.

 “Ser ativo por 30 minutos na maioria dos dias pode ajudar a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom”, explica o Dr. Burckhardt.

7 – Desista de vez do cigarro.

 “A oxidação também leva a inflamações nas artérias que podem resultar na formação de placas de gordura, entupindo os vasos. Então o hábito de fumar é um dos mais nocivos para a saúde do coração”, finaliza o cardiologista.

Por Metrópoles

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima