Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Usuário muda páginas da Wikipédia para espalhar símbolo nazista

Artigos sobre Jennifer Lopez, Madonna e Ben Affleck foram alguns dos que exibiram suástica. Fundação que administra o site diz que problema criado por vândalo foi revertido em cinco minutos.

_________________Publicidade_________________

A Wikipédia informou nesta segunda-feira (16) que foi usada por alguns minutos para exibir suásticas nazistas em várias páginas sem relação com o tema.

O ato foi relatado por alguns usuários e classificado como “vandalismo” pela Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que administra o site.

O símbolo nazista passou a ser exibido após um usuário alterar um modelo utilizado para garantir o funcionamento de páginas na versão em inglês da Wikipédia. Com a alteração, a suástica foi exibida em vários artigos do site.

Segundo o site “Business Insider”, usuários viram o símbolo nas páginas sobre as cantoras Jennifer Lopez e Madonna, do ator Ben Affleck e do ex-líder soviético Josef Stalin.

Como as versões da Wikipédia em diferentes idiomas operam de uma maneira própria, a situação afetou apenas páginas da versão do site em inglês.

Procurada pelo G1, a Wikimedia Foundation informou que o ato foi revertido em cinco minutos. A entidade afirmou que “esse tipo de comportamento é inaceitável na Wikipédia” e apontou que o ato viola várias de suas regras.

“Os administradores voluntários já consertaram o vandalismo, bloquearam a conta responsável e avaliarão a situação para ver se recursos adicionais são necessários”, afirmou a organização.

A Wikimedia Foundation também indicou que seus voluntários têm experiência com ações mal intencionadas nas páginas do site.

“Ao longo dos anos, várias ferramentas e processos foram desenvolvidos para detectar e reverter rapidamente o vandalismo no site”, disse a fundação. “A maior parte do vandalismo na Wikipédia é corrigido em cinco minutos, como vimos hoje”.

Via-G1

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas