7 de agosto de 2022   |   22:46  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

União do Vegetal celebra 61 anos de existência e inspira o dia da Paz e da Conciliação

Para celebrar os 61 anos da União do Vegetal o site Juruá Online preparou um texto especial, em homenagem à instituição religiosa que está presente no Vale do Juruá desde o ano 1989

_________________Publicidade_________________

Foto: Bento Viana.

Redação Júrua Online

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal está inteirando nesta sexta-feira, 22 de julho, 61 anos de existência. Criada no seio de uma família humilde, nos seringais da floresta amazônica, em 22 de julho do ano de 1961, pelo seringueiro José Gabriel da Costa – “Mestre Gabriel”, junto de sua esposa Raimunda Ferreira da Costa e filhos, esta instituição religiosa, tem como objetivo criar paz no mundo. E como isso vem sendo possível? Através do aprimoramento das virtudes intelectuais, morais e espirituais do ser humano, sem distinção de raça, sexo, credo, condição social ou nacionalidade.

A União do Vegetal é uma religião cristã reencarnacionista, onde se bebe Hoasca, chá preparado através da união de um cipó (Mariri) e de uma folha (Chacrona), comprovadamente inofensivo a saúde. Unidos, esses vegetais servem como instrumento na expansão da consciência e concentração mental.

Mestre Gabriel, entregou aos discípulos, os fundamentos da estrutura do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal para o uso do chá. Sua doutrina, um conjunto de ensinos vem promovendo através do autoconhecimento o equilíbrio na vida das pessoas, conduzindo-as ao caminho do bem.

Reconhecimentos

Portadora do título de utilidade pública federal desde 1999, a UDV, têm como símbolo, em seu sacramento, a Luz, Paz e Amor. Além da Sede Geral, a instituição conta atualmente com 204 Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal, localizados em todos os estados brasileiros e em dez países: Estados Unidos, Canadá, Peru, Portugal, Espanha, Reino Unido, Suíça, Itália, Holanda e Austrália.

Desde o ano 2011, momento em que foi celebrado o aniversário de 50 anos de criação da União do Vegetal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais do Brasil vêm aprovando projetos de lei que instituem o 22 de julho como Dia da Paz e da Conciliação. As iniciativas dos projetos vieram de deputados estaduais e vereadores. Após serem publicados por governadores e prefeitos, tornaram-se leis no Distrito Federal e em diversos estados como: Rondônia, Amazonas, Acre, Roraima, Pará, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Goiás e Paraná; e também em mais de 30 municípios.

Zelo pela Natureza  

A ecologia, beneficência e espiritualidade semeiam na União do Vegetal o respeito, a preservação e zelo pela Natureza.  Assim, em 1990, foi fundada uma organização não governamental para realizar ações ambientais: a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico que, em 2010, transformou-se em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, apta a realizar projetos de preservação e desenvolvimento sustentável. O objetivo é o de preservar o plantio do Mariri e Chacrona, capacitar plantadores dessas plantas sagradas, promover a educação ambiental, desenvolver técnicas de permacultura, agrofloresta, agricultura orgânica e bioconstrução, preservar as nascentes dos rios, bem como elaborar projetos de manejo florestal e recuperação de áreas degradadas.

Beneficência

A UDV orienta seus sócios a fazer o bem ao próximo, estender a mão a quem precisa de auxílio, prática essa, que teve início com Mestre Gabriel e seus primeiros discípulos. Tendo como base esse princípio, a instituição desenvolve ações beneficentes por todo o Brasil através da Associação Beneficente Casa da União, que tem como objetivo, trabalhar pela melhoria das condições de vida do ser humano, desenvolvendo o sentimento de fraternidade e amor ao próximo. Essa missão vem sendo realizada por sócios que se disponibilizam voluntariamente, de livre e espontânea vontade, movidos pelo sentimento de gratidão ao Mestre e sua obra.

Doação de cestas básicas, Cruzeiro do Sul-Acre | Foto: DMC

Atualmente, são 33 Casas da União espalhadas em todo Brasil e 208 monitorias beneficentes pelo mundo. Trabalhando em ações contínuas, realizando atendimento social, educacional, médico, financeiro e cultural aos sócios do Centro e as pessoas das comunidades, sem qualquer tipo de discriminação.

Desejamos aos sócios da UDV felicitações pelo aniversário dos 61 anos do Centro.

Redação Juruá Online

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS