Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Uefa manda Ucrânia remover ‘slogan político’ de uniforme antes da Eurocopa

Seleção pode manter mapa com a Crimeia em sua nova camisa, mas deve remover a frase 'Glória aos heróis' por ter um significado histórico e militarista

_________________Publicidade_________________

A Uefa decidiu nesta quinta-feira (10) que a seleção da Ucrânia pode manter um mapa com a Crimeia em sua nova camisa, apesar das objeções da Rússia, mas deve remover a frase “Glória aos heróis” devido a conotações militares.

Além disso, uma uma frase na parte de trás da camisa diz “Glória à Ucrânia”, enquanto dentro da camisa estão as palavras: “Glória aos heróis” – uma saudação militar na Ucrânia.

A Uefa disse que o mapa não é uma preocupação, pois reflete as fronteiras reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). A frase “Glória à Ucrânia” também não causa problemas.

A entidade ordenou, porém, a retirada da segunda mensagem, considerando que “a combinação específica dos dois slogans é claramente de natureza política, tendo um significado histórico e militarista”, disse a Uefa, em comunicado.

A Ucrânia havia dito que a camisa era um símbolo de unidade nacional, e o presidente Volodymyr Zelensky postou uma selfie no Instagram com a camisa nesta semana.

As relações entre Moscou e Kiev deterioraram-se drasticamente após a anexação da Crimeia e o início de uma rebelião separatista apoiada pela Rússia no leste da Ucrânia em 2014.

Comentando sobre a polêmica do uniforme, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse nesta quinta-feira (10) que o esporte não deve ser misturado com política.

“O esporte não é um campo de batalha, mas um lugar de competição; não é uma arena política, mas atlética. Tornem-se heróis dos esportes e terão sua glória”, disse ela.

A Ucrânia joga sua primeira partida da Euro contra a Holanda no domingo (13), em Amsterdã. A equipe também enfrentará Áustria e Macedônia do Norte no Grupo C.

A Rússia enfrenta a Bélgica, o melhor time do mundo, na estreia em casa, em São Petersburgo, no sábado (12), antes de jogar com Dinamarca e Finlândia.

Via-CNN

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas