24 de maio de 2022   |   10:54  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

TV e Rádio Juruá celebram dia do Jornalista neste 7 de abril

A TV e Rádio Juruá celebra esta data especial com toda sua equipe de jornalistas e também parabenizam a todos os jornalistas do Brasil

_________________Publicidade_________________

Redação Juruá Online

No dia 7 de abril, comemora-se, no Brasil, o Dia do Jornalista. A data que homenageia esses profissionais da comunicação foi instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa(ABI). O profissional bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, apura, informa e ajuda a analisar fatos.

A ocasião é muito utilizada no Brasil como forma de chamar atenção para os desafios enfrentados pela profissão. Para marcar a data, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), os sindicatos dos jornalistas do Brasil e profissionais da área costumam fazer reflexões importantes sobre a carreira, o mercado de trabalho, os salários e o futuro da profissão.

Desde 1996, no interior do Acre, coração da Amazônia, a Rádio Juruá trabalha diariamente trazendo notícias e fatos importantes para toda a região.

Em 2009, foi inaugurada a TV Juruá, emissora de televisão brasileira sediada em Cruzeiro do Sul, que opera no canal 44 UHF digital (10.1 virtual), e é afiliada ao SBT. Muitos jornalistas fizeram parte desse trabalho, o que fez da TV e Rádio Juruá uma potência na comunicação acreana.

A filiada do SBT em Cruzeiro do Sul acredita no respeito e na liberdade de expressão como direito irrevogável para toda a classe jornalística. São indivíduos que dedicam sua vida para fazer a diferença no local onde trabalham, seja em grandes centros como também nos interiores do Brasil, onde a informação também deve chegar de forma ética e profissional.

Alexandre Gomes, jornalista e âncora da TV e Rádio Juruá, é reconhecido em toda a região por seu trabalho e fala sobre a profissão neste dia especial:

“O jornalista, acima de tudo, deve ser imparcial. Ele deve ser também um elo entre a sociedade e o Poder Público. Uma voz para o cidadão. Eu me sinto feliz em trabalhar e atuar nessa área porque a gente pode, com certeza, resolver muitos problemas através da nossa participação. Parabéns a todos os jornalistas!”

Conheça as áreas de atuação

Uma das principais características de quem escolhe o curso de Jornalismo é a habilidade para a comunicação e o interesse pela informação. Diante disso, muitos também têm suas preferências em certos setores e acabam se especializando neles após concluir o curso, como cultura, economia, esporte, tecnologia, educação, política e entretenimento. Veja a seguir os principais trabalhos da área jornalística:

  • Repórter
    Os jornalistas que trabalham como repórteres são os mais interessados em buscar histórias para narrar ou informar sobre um fato. Os profissionais têm que ter grande responsabilidade para checar as fontes oficiais e passar a notícia de forma clara para o público. Atuam na televisão, portais impressos e digitais e rádio.
  • Âncora
    Os jornalistas que são apresentadores de programas de TV e rádio, também chamados de âncoras, geralmente são os mais conhecidos do público. Os âncoras precisam ter facilidade de falar em público e capacidade de improviso, pois muitos telejornais são ao vivo. Os apresentadores também podem ser os editores do programa, trabalhando na produção e escolhendo as notícias mais relevantes para o espectador.
  • Assessoria
    Muitos jornalistas preferem trabalhar com a imagem de uma empresa, instituição, marca ou pessoa pública. Geralmente os assessores de imprensa têm a missão de ajudar o seu assessorado a interagir com seu público. Também têm a função de levar seus interesses à imprensa e cuidar da imagem em momentos de crise.
  • Fotojornalismo
    Unir a informação com a paixão pela imagem também é uma opção para alguns jornalistas. Eles são especialistas em captar imagens que podem entrar para a história, construindo informações por meio das lentes de suas câmeras. No curso de graduação, há a disciplina de fotojornalismo, que ensina as melhores técnicas para quem quer seguir na área.
  • Webjornalismo
    Grande parte dos profissionais de Jornalismo atua na área de web, produzindo conteúdos para a internet. Além de técnicas do Jornalismo, o webjornalista também tem um pouco de conhecimento em programação, edição de imagens e otimização de páginas para mecanismos de buscas (Search Engine Optimization — SEO).
    Muitas técnicas para a produção de texto digital ainda não são estudadas na faculdade, mas como a área está em constante evolução, há muitos cursos de especialização no mercado.
  • Social media
    O crescimento das redes sociais trouxe a necessidade de um profissional especialista em conteúdo para esse meio. O social media ou profissional de mídias sociais alimenta perfis de redes sociais com textos, imagens e vídeos, o que exige domínio de várias técnicas. Esse jornalista também precisa ser ágil e atualizado, para atender a demanda do público pela informação imediata.

Como se pode ver, são muitas as possibilidades dentro do jornalismo, com grandes oportunidades surgindo à medida que a comunicação se torna ainda mais globalizada.

A TV e Rádio Juruá celebra esta data especial com toda sua equipe de jornalistas e também parabenizam a todos os jornalistas do Brasil pelo serviço prestado à nação.

Redação Juruá Online

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS