2 de julho de 2022   |   13:04  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

TSE afirma que analisará sugestões das Forças Armadas sobre processo eleitoral

Defesa enviou ofício à Corte dizendo que propostas têm objetivo de aperfeiçoar segurança.

_________________Publicidade_________________

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, no final da tarde desta 6ª feira (10.jun), o ofício enviado pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, ao presidente da Corte, ministro Luiz Edson Fachin, e disse que analisará “todo o conteúdo remetido” pelas Forças Armadas.

No ofício, Nogueira afirma que estas “não se sentem devidamente prestigiadas por atenderem ao honroso convite do TSE para integrar a CTE (Comissão de Transparência das Eleições)”. Fala ainda que sete propostas enviadas à Corte eleitoral em março têm o objetivo de “aperfeiçoar a segurança e a transparência do processo eleitoral, mitigando ao máximo as possibilidades de ataques cibernéticos, falhas e fraudes, que podem comprometer as eleições”.

No comunicado por meio do qual confirma o recebimento do ofício e que analisará o material, o TSE afirma que “todas as contribuições sempre são bem-vindas e que preza pelo diálogo institucional que prestigie os valores republicanos e a legalidade constitucional”.

Além disso, dá detalhes sobre as urnas eletrônicas a serem utilizadas nas eleições deste ano. De acordo com o tribunal, elas possuem características de segurança superiores às estabelecidas pelo Manual de Condutas Técnicas elaborado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). O guia apresenta os requisitos mínimos para um dispositivo criptográfico.

O TSE acrescenta que a urna “foi submetida a um laboratório credenciado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, depois, certificada pela entidade NCC Certificações”. “Em tal avaliação, foram verificados os circuitos, códigos-fonte e demais características do dispositivo de segurança da urna. Tudo isso demonstra que o novo modelo é ainda mais seguro do que os anteriores”.

Com Informações SBT NEWS

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS