Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Três cruzeirenses da vila Santa Luzia estão entre os 404 novos soldados da Polícia Militar do Amazonas; Marcos Pinho é o 1º Colocado da turma

_________________Publicidade_________________

O governador do Amazonas, Wilson Lima, comandou, na segunda-feira (25), a solenidade de formatura de 404 soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que concluíram o Curso de Formação. A formatura aconteceu na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

O evento marcou o início da atuação plena dos novos policiais nas ações de patrulhamento ostensivo nas ruas. Os novos praças da PMAM foram aprovados no concurso da corporação em 2011 e convocados pelo governador Wilson Lima em agosto de 2020. Eles irão reforçar o policiamento ostensivo no interior do estado.

Governador Wilson Lima entrega o Diploma de 1º Colocado do Curso de Formação dos Soldados do Amazonas ao Policial Militar Marcos Pinho

Pessoalmente o governador Wilson Lima entregou o diploma ao policial militar classificado como 1º colocado no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar do Estado do Amazonas, o cruzeirense Marcos Pinho, morador da Vila Santa Luzia, que foi o destaque da turma. Além dele seus irmãos José Cléber e Jonas também foram convocados.

Marquinhos, como é conhecido, é um jovem de origem humilde, segundo ele, um menino do Ramal 4 da Vila Santa Luzia, filho do Kite que junto com seus dois irmãos se tornaram policiais militares do Amazonas. Um menino da zona rural, que trabalhou na agricultura, mas sempre priorizou os estudos.

“Foi graças ao esforço dos nossos pais e de muitos mestres que encontramos pelo caminho. Nossa gratidão à Deus, a nossa família e aos amigos que foram importantes nessa caminhada”, agradeceu Marquinhos ao destacar a emoção da conquista de ter sido o 1º colocado do Curso de Formação.

“Ao ver meus irmãos entrando fardados no ginásio não pude conter a emoção. Passou um filme na minha mente, saber de onde viemos, as dificuldades que passamos para ter acesso a educação e hoje presenciar esse momento é extremamente gratificante”, disse Marquinhos.

O Zero Um da turma de 404 soldados do Curso de Formação da Polícia Militar do Amazonas, Marquinhos, lembra que foram anos de espera e no momento que foram chamados perderam a maior referência da vida deles, seu pai, o senhor Kite, o que causou uma grande dificuldade emocional.

“Por várias vezes tive medo de que algum dos meus irmãos pudesse desistir pelo momento de fragilidade. Mas, para a Glória do nosso Deus eles usaram a dor e a saudade para superar todas as dificuldades que apareceram”, enfatiza Marquinhos ao comemorar o novo momento.

Depois de concluir o Ensino Médio na Escola Rural Machado de Assis, atualmente renomeada de Juarez Ibernon, na BR 364, Marquinhos mudou-se para Cruzeiro do Sul para cursar Engenharia Florestal, na Universidade Federal do Acre (UFAC).

Ele trabalhou como auxiliar administrativo, professor de Sociologia e diretor de uma escola no município de Rodrigues Alves. No Ano de 2020, se mudou para Manaus, onde passou a atuar como professor do quadro efetivo da Secretaria de Educação de Cultura do Amazonas.

Agora, ingressa na Polícia Militar do Amazonas junto com seus dois irmãos José Cléber do Vale Pinho e Jonas do Vale Pinho ambos da mesma comunidade, sendo ele, o grande destaque do Curso de Formação, terminando como o 01 (primeiro colocado) na Academia de Polícia do Estado do Amazonas.

O governador Wilson Lima enalteceu o momento da formatura dos novos policiais do Amazonas.  “Hoje também estamos fazendo justiça a esses homens e mulheres que estão aqui e que se dedicaram, mas acima de tudo assumiram um compromisso. Vocês fizeram um juramento, honrem a farda que vocês estão utilizando, que essa farda lhes credencia para serem representantes do Estado onde quer que vocês estejam. Vocês têm um papel fundamental de proteger a nossa sociedade e ajudar todo o nosso sistema de segurança a combater a criminalidade e dar tranquilidade para o nosso povo”, frisou Wilson Lima.

Durante a formatura, o governador informou que os novos praças que se enquadrarem nas normas de disciplina da PM serão lotados nos municípios de origem. Disse ainda, que o Governo do Amazonas já destinou para o orçamento da PMAM o valor de R$ 20 milhões para reformar quartéis do interior, oferecendo uma estrutura adequada aos militares.

Por Elson Costa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas