2 de julho de 2022   |   13:09  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Tempestade de meteoros poderá ser vista no Brasil na madrugada de terça-feira

O ápice de intensidade do fenômeno deve ocorrer por volta de 2h05 (Horário de Brasília).

_________________Publicidade_________________

Foto: Ilustração

Astrônomos, pesquisadores e entusiastas do mundo todo se preparam para acompanhar a tempestade de meteoros denominada Tau Herculídeas, que está prevista para ocorrer na madrugada de 3ª feira (31). No Brasil, uma fração das máximas atividades do fenômeno poderá ser observada. As informações são da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

De acordo com a instituição, uma tempestade desse tipo “é uma chuva de meteoros incomum, que apresenta um surto tão intenso, que é capaz de produzir milhares de meteoros por hora”. “Geralmente, são provocadas por densas nuvens de partículas ejetadas durante uma fragmentação de um cometa ou asteroide.

No caso da Tau Herculídeas, esse objeto é o Cometa 73P/Schwassmann-Wachmann, que se fragmentou em 1995, deixando dezenas de fragmentos maiores e uma densa trilha de partículas em sua órbita”, completa. A madrugada de 3ª feira deverá ser a primeira que a Terra irá atravessá-las.

O ápice de intensidade da chuva está previsto para por volta de 2h05, no Horário de Brasília, quando o radiante — ponto do céu de onde os meteoros parecem ter origem — estará próximo do horizonte, no Brasil.

Com Informações SBT

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS