19 de maio de 2022   |   00:20  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Tarauacá, terra do “abacaxi gigante”, comemora 109º aniversário neste domingo (24)

_________________Publicidade_________________

Redação Juruá Online

O município de Tarauacá completa neste domingo (24) 109 anos de emancipação política. Tarauacá, a 381 km de, Rio Branco, originou-se do Seringal Foz do Muru. Fundado em 1º de outubro de 1907, por Antônio Antunes de Alencar, o povoado foi transformado em vila e batizado de “Seabra”, e em 24 de abril de 1913 conquistou sua emancipação política.

Com uma área de 16 120,5 km², equivalendo a 10,53% da área total do estado, possui, entre os demais municípios, a terceira maior área territorial. Localizada no Vale do Juruá, no oeste acreano, Tarauacá limita-se ao norte com o estado do Amazonas; ao sul, com o município de Jordão; a leste, com o município de Feijó; a oeste, com os municípios de Cruzeiro do Sul e Porto Walter e, a sudoeste, com o município de Marechal Thaumaturgo. Tarauacá é o segundo município do Acre em concentração de terras indígenas, com oito áreas, equivalendo a 9,8% deste município. Esses povos vivem em 30 aldeias, com aproximadamente 1 639 pessoas.

Foto/Reprodução: Geografia Total
Festival Yawa (Foto: Edison Caetano)

A base econômica do município fundamenta-se na agricultura, pecuária, pesca e no extrativismo de borracha e madeira, para exportação. Conta, ainda, com pequenas indústrias de móveis, cerâmicas e artefatos de cimento, mas a base da economia ainda é o funcionalismo público. Embora, ano após ano, a participação deste diminua na composição econômica.

Conhecido como a “terra do abacaxi gigante”, o município ficou famoso no Brasil e no mundo após um programa de Televisão exibir uma matéria sobre as “Riquezas Amazônicas”, o programa foi ao ar em 08 de dezembro de 2006. A reportagem mostrou que além de produzir o abacaxi gigante, que chega a pesar 15 kg, também comprova que uma combinação de ervas que só existem na região, é capaz de fazer crescer cabelo em pessoas calvas.

Foto/Reprodução: Internet

Após seis anos sem festa de aniversário, Tarauacá teve uma semana cheia de atividades comemorativas. Houve shows com bandas locais e da região, jogos entre times de cidades vizinhas, além de corrida de pedestres. Teve também a escolha da Miss e Mister Tarauacá 2022.

Foto: Diones Soares


Para a prefeita, Maria Lucinéia, o resgate das festas culturais em Tarauacá mostra o compromisso de sua gestão com essa pauta.

Foto/Reprodução: Internet

“Fico feliz, pois sei que estamos trabalhando para desenvolver o município com obras estruturantes, valorizando os servidores e além de tudo estamos resgatando as festividades de como, por exemplo, Feira do Peixe e Agricultura Familiar, aniversário de Tarauacá, Expo TK e outros eventos e assim vamos aquecendo a economia e gerando trabalho para todos”, afirmou.

Para o encerramento das festividades, no domingo (24), o município receberá um show da cantora Ana Nóbrega . A integrante da banda gospel Diante do Trono se apresentará a partir das 20h no palco da Praça Municipal.

Redação Juruá Online

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS