Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Sem água: Agricultor de hortaliças apela à Energisa para fazer ligação elétrica para irrigar plantação

O produtor mora no local há mais de um ano e com mais quatro pessoas que tiram das hortaliças o sustento da família.

_________________Publicidade_________________

O agricultor José Livaldo mora no ramal macaxeiral na Vila Santa Luzia do Pentecoste zona rural de Cruzeiro do Sul. Produtor de hortaliças, José viu sua produção morrer com a falta de água, que por falta de energia não consegue fazer irrigação para o local que fica a aproximadamente 400 metros de sua residência. Ele conta que já fez vários contatos solicitando a ligação da energia, mas sem sucesso.

“Trabalho aqui desde o ano passado e vim para cá na época do inverno, e eu já sabia que na época do verão seria difícil de água aqui. Já solicitei a energisa para vir aqui fazer essa instalação da energia, para na época do verão termos água com mais facilidade. Venho lutando com a Energisa e minhas coisas estão como está sendo mostrada. Tudo morto pois não tem como ligar uma bomba ou puxar água de lugar algum. Então está tudo morrendo por falta d’água. Gostaria de fazer um apelo para as autoridades ou para quem puder me ajudar a ter energia elétrica e com isso eu conseguir a alimentação de casa”, implorou José Livaldo.

O produtor mora no local há mais de um ano e com mais quatro pessoas que tiram das hortaliças o sustento da família.

“Tenho uma criança de três anos, que ainda precisa de leite e temos que tirar daqui, pois nossa sobrevivência é daqui. Sou eu, um rapaz, uma moça, minha esposa e essa criança. O rapaz e a moça estudam e ajudam nós na horta, mas não podem estar constantemente. Eu e a esposa sempre estamos aqui dentro. Preciso dessa energia para dar um jeito de puxar água e aguar nossa verdura” ressaltou José.

A energisa havia informado a José que a ligação faz parte do programa do governo federal “Luz Para Todos” e somente em dezembro que deverá chegar à sua comunidade.

“Desde quando fiz o pedido esperei um bom tempo e ninguém apareceu aqui para fazer o trabalho. Procurei ligar para o 0800 e disseram que meu pedido de energia não tinha sido lançado no sistema. Fui no escritório, eles lançaram, esperei o prazo estimado e fui lá de novo. E me disseram que quem iria fazer a instalação não seriam eles e sim a “energia para todos” e tentei ligar novamente para o 0800 e me orientaram a ir no escritório e assim várias vezes fui lá e já não tenho somas de quantas vezes. A resposta foi que quem vai fazer é o governo federal”.

Por enquanto seu José vai continuar assim, assistindo sua produção secar por conta do verão severo, sem ter muito o que fazer para garantir o sustento digno da família.

Redação Juruá Online

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas