booked.net

Saúde indígena: povo Nukini recebe unidade de saúde nova e totalmente equipada

Compartilhe:

A Prefeitura de Mâncio Lima realizou, na última sexta-feira (21), a solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde, Porte I, na Terra Indígena Nukini. Ampla, moderna, toda equipada, a UBS irá atender a comunidade Nawa e as demais comunidades ribeirinhas localizadas no entorno da aldeia.

Fruto de emenda parlamentar do Ex-deputado Federal Sibá Machado, a obra custou R$ 726 mil, recursos oriundos do Ministério da Saúde. A sua construção foi um desafio para a gestão e para a empresa responsável. Distante cerca de seis horas de barco do centro da cidade, a construção demandou uma logística de transporte de material e mão de obra, exigindo dos construtores seguirem a dinâmica das águas do rio e da estação meteorológica.

A Terra Indígena Nukini, com uma população estimada em 700 habitantes, tem uma área de pouco mais de 27 mil hectares, integra um dos mais importantes mosaicos de áreas protegidas do Brasil e do mundo, sendo contígua ao Parque Nacional da Serra do Divisor. As famílias Nukinins estão distribuídas ao longo dos igarapés Timbaúba, Meia Dúzia, República, Capanawa e na margem esquerda do rio Môa.

A Unidade de Saúde está totalmente equipada e será gerenciada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Alto Rio Juruá. Ali, irá funcionar com atendimento odontológico, médico, enfermeiro e laboratório para diagnóstico de malária, além dos profissionais que atuam nas áreas. O ponto alto da festa foi uma apresentação tipicamente Nukini, com danças e músicas, que lembram a cultura e tradições deste povo.

O QUE DISSERAM:

“O momento é de alegria para o povo Nukini, pois, recebem esta belíssima Unidade de Saúde fruto de emenda parlamentar do Ex-deputado Federal Sibá Machado que, com esta, já somam quatro UBS que ele alocou recursos para ser construída. Já construímos seis, todas de Porte I, equipadas com profissionais e equipamentos. Sabemos da necessidade deste povo em ter um posto maior e mais moderno, vai trazer comodidade, conforto e melhor atendimento em saúde. É uma UBS que não vai beneficiar somente o povo Nukini, mas o povo Nawa e os ribeirinhos que estão às margens do Rio Moa”. Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

“A Câmara de Vereadores fez questão de estar presente neste evento com os vereadores Zeca do Pentecostes, Nir do Odilon e Vlade Vasconcelos, por sabermos da importância deste empreendimento para as populações indígenas. Saúde tem que estar em primeiro lugar, tem que ser humanizada e de qualidade, o Prefeito Isaac está de parabéns por este olhar atento as populações ribeirinhas”. Renan Costa, Presidente da Câmara de Vereadores.

“Estou muito alegre e muito satisfeito com o trabalho do Prefeito Isaac. Em 2017 ele me convidou para vir ao Rio Moa, onde pediu recursos para construir Unidade Básica de Saúde para os ribeirinhos, destinei recursos para uma no São Salvador e, hoje, estamos entregando a UBS nesta comunidade indígena. Não conhecia este povo, nunca havia estado aqui, mas fiz questão de enviar os recursos e estar participando deste momento impar e histórico para o Município de Mâncio Lima”. Sibá Machado, Ex-deputado Federal.

“Este patrimônio é fundamental para o nosso povo, quero parabenizar o prefeito, o ex-deputado e todos que estão prestigiando o nosso evento. Esta UBS inicia um novo momento para nossa aldeia, teremos um espaço melhor, bonito e novo, vamos continuar com essa parceria entre os políticos e nossos parentes sempre buscando trazer algo novo para o povo Nukini”. Paulo Almeida, cacique da Terra Indígena Nukini.

“Esse é mais um empreendimento na nossa gestão, que vai trazer qualidade de vida, qualidade no atendimento em saúde, no setor de trabalho, então, para nós é motivo de orgulho de alegria. Com esta, já entregamos seis UBS e, destas, duas na zona rural ribeirinha do mesmo porte e padrão das entregues na zona urbana da cidade. Esperamos que o atendimento aqui seja cada vez melhor e humanizado, é uma UBS que será gerenciada pelo DSEI e, nós enquanto município, vamos continuar com esta parceria e o trabalho conjunto em prol da nossa gente”. Ajucilene Gonçalves Mota, Secretária Municipal de Saúde.

“Este momento é de extrema importância, primeiramente para a população, para o usuário que vai conseguir ter um atendimento humanizado, de qualidade, com consultório odontológico, atendimento médico e de enfermagem com mais privacidade para a população. A parceria entre o Munícipio, por meio da Secretaria de Saúde, e o DSEI é muito importante, a assistência a atenção básica de saúde é responsabilidade de todos, juntos podemos fazer diferente e realizarmos atendimento de saúde de qualidade, não só para as populações indígenas, mas para os ribeirinhos que estão no entorno desta comunidade”. Iglê Monte da Silva, Coordenadora Distrital do DSEI Alto Rio Juruá.

“Estou muito feliz por esse momento, alegre por estarmos recebendo este posto de saúde na nossa comunidade para atender o nosso povo, um posto com medicamentos e profissionais de saúde. Para nós, nos deslocarmos até Mâncio Lima é muito difícil e caro, é longe da cidade e nem todos podem num momento de necessidade se deslocar até um hospital”. Creuza Evaristo, professora aposentada.

“Estou muito grato por esta obra que está sendo entregue ao nosso povo, eu, enquanto cacique dos Nawas, sei que este posto também vai servir para nós, com uma equipe excelente, melhor atendimento, com uma estrutura melhor do que já tínhamos. Quem ganha somos nós, durante toda minha nunca tinha visto uma obra dessa chegar até nós, isso mostra o compromisso e respeito que o Prefeito Isaac tem com as comunidades indígenas e ribeirinhas”. Railson Carneiro, Cacique da Terra Indígena Naua.

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte

Imagens: Evandro Ibernon

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima