booked.net

Romeiros superam 18 km para chegar a local de festa cancelada por pandemia

Festa do Divino Pai Eterno deixou de ser realizada pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia; prefeitura organizou romaria virtual

Compartilhe:

Goiânia – Sem Festa do divino Pai Eterno pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia daCovid-19, a cidade de Trindade, a capital da fé em Goiás, vive um início de julho oposto ao que estava habituada até 2019, quando 3 milhões de fiéis passavam pelo município nos dias de festividade. Com igrejas fechadas, barreiras sanitárias e hotéis proibidos de funcionar, o fluxo de devotos reduziu drasticamente este ano.

No entanto, ainda há romeiros resistentes, movidos pela tradição e fé, que são vistos em peregrinação no trecho da rodovia que dá acesso à cidade. O percurso que sai de Goiânia, pela GO-060, tem 18 quilômetros e é conhecido como Rodovia dos Romeiros. Esses fiéis fazem questão de caminhar até Trindade, em sinal de agradecimento ou pagamento de alguma promessa, e fazem isso, em alguns casos, há décadas.

A ausência da festa é sentida, mas, para eles, a devoção ao Pai Eterno e a fé religiosa são mais importantes. A festa cresceu liderada pelo padre celebridade, Robson de Oliveira, recentemente envolvido em escândalo de suposto desvio do dinheiro doado por fiéis, e tornou-se um dos maiores eventos religiosos do Brasil. Missionário redentorista, ele foi afastado e cumpre regras de decreto canônico até o trânsito em julgado do processo.

No ano passado, padre Robson chegou a pleitear a realização de uma carreata para não deixar a data da festa passar em branco, já que a pandemia inviabilizou o evento. Por recomendação do Ministério Público de Goiás (MP-GO), a administração do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno decidiu um dia antes não colocar o plano em prática. Desde então, a pergunta sobre como será a primeira festa do Divino sem a presença do padre paira sobre a cidade.

Este ano, a prefeitura tomou frente da organização e estabeleceu medidas para evitar a concentração de pessoas e, ao mesmo tempo, incentivar que todos acompanhem de casa a programação de uma romaria virtual. No primeiro fim de semana de festa, no final de junho, em 2019, 675 mil romeiros passaram por Trindade. Este ano, no mesmo período, de 25 de junho a 27 de julho, foram apenas 947.

Via-Metrópoles

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima