Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Rio Juruá atinge cota de 8 metros e 54 centímetros em Cruzeiro do Sul e deixa bombeiros em alerta

_________________Publicidade_________________

Desde o inicio da semana o rio Juruá apresenta sinais de cheia. O manancial chegou a subir quase dois metros em menos de 24 horas na última terça-feira, 23, atingindo oito metros e cinquenta e quatro centímetros.

Na quarta-feira, o Juruá continuou subindo, chegando a marca de oito metros e 96 centímetros. “Período de muitas chuvas essa época, então é normal que o rio apresente a cheia”, declarou o tenente Josadaque.

Nesta quinta-feira, 25, o nível do rio começou a baixar e atingiu a marca dos oito metros e cinquenta e quatro centímetros, mas segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, neste período o nível do rio é instável podendo subir ou baixar a qualquer momento. “À partir desse período, a gente começa a ter o acréscimo gradativamente do rio e dependendo do ano a gente pode ter alagações”.

Josadaque destaca que o fluxo de embarcações no rio Juruá é bastante intenso e neste período é necessário mais cuidado pela quantidade de balseiros que surgem. “A gente sabe que grande parte da nossa população utiliza o barco como hidrovia e nesse período o volume de agua começa a subir e permite o trafego de embarcações maiores. Nesse período, as aguas ficam mais agitadas, os troncos vão se desprendendo dos barrancos do rio e vão descendo e isso são fatores que contribuem para acontecer acidentes se o condutor não for bastante atencioso”.

O Corpo de Bombeiros ainda orienta que as pessoas utilizem coletes salva vidas homologados pela Marinha do Brasil. Não trafeguem com embarcação com sobrepeso que é um dos fatores que contribui muito para colisão e que as embarcações miúdas que não dispõem de luzes de bordo que evitem trazer a navegação do rio pela noite.

Redação Juruá Online

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas