booked.net

Rio Branco para de exigir termo de autorização para vacinação de crianças contra Covid-19

Retirada da exigência foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde da capital em nova nota técnica dessa quinta-feira (20).

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco retirou a exigência de apresentação do termo de autorização para vacinação das crianças de 5 a 11 anos. A medida foi publicada nessa quinta-feira (20) em nota técnica do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Até então, para crianças receberem a vacina, os pais ou responsáveis legais tinham que assinar um termo de assentimento quanto às informações das condições clínicas da criança e das possíveis reações da vacina, como por exemplo: inchaço, vermelhidão no local da injeção, febre, fadiga, dor de cabeça e outros.

Agora para esse público ser imunizado basta estar acompanhado do pai, mãe ou responsável legal.

“Nós fizemos esse termo mais para nosso pessoal passar informação para a população sobre as orientações. Isso porque as pessoas reclamavam que não era repassada nenhuma informação nesse sentido. É muita coisa na unidade e os profissionais acabam não conseguindo dar realmente todas as informações. Mas, como realmente não é preciso ter essa autorização assinada, nós decidimos retirar”, afirmou Socorro Martins, coordenadora da Vigilância.

Vacinação de crianças no Acre

A vacinação pediátrica iniciou no Acre na última segunda-feira (17) com doses da Pfizer pediátrica. E, segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, até essa quinta (20), somente 793 crianças foram imunizadas na capital.

Em todo o Acre, a meta é imunizar 120 mil crianças de 5 a 11 anos, sendo que em Rio Branco são, pelo menos, 49 mil. Após problemas no sistema, o painel da vacinação do estado segue sem atualização desde de 9 de dezembro, por isso, não é possível saber quantas crianças foram vacinadas em todo o estado.

O estado do Acre recebeu 14,4 mil doses de vacinas pediátricas Pfizer, que chegaram em dois lotes.

A vacinação ocorre de forma regressiva. Atualmente, estão sendo imunizadas as crianças de 10 anos e aquelas que têm comorbidades entre 5 e 11 anos.

Regras para vacinação de crianças

  • As crianças precisam estar acompanhadas do pai ou da mãe ou de outro responsável legal na hora da imunização.
  • No caso das crianças menores de 11 anos que possuem comorbidades, estas devem apresentar laudo para fazer a vacinação.
  • A 2ª dose deve ser aplicada após dois meses da aplicação da primeira dose.
  • A vacina contra a Covid-19 não pode ser administrada no mesmo período de outras vacinas do calendário de imunização infantil. O intervalo é de 15 dias.
  • Crianças que tiveram Covid-19 devem aguardar 30 dias para receber a vacina.
  • Aquelas que estão com sintomas gripais devem esperar passar os sintomas para poderem ser imunizadas.

Pontos de vacinação em crianças

  • USF Dr. Mário Maia – bairro Cidade Nova
  • USF Maria Áurea Vilela Santos – bairro Cadeia Velha
  • USF Gentil Perdomo da Rocha – Conjunto Esperança
  • USF Vitória – bairro Vitória
  • USF Manoel Alves Bezerra – Conjunto habitacional Cidade do Povo
  • USF Maria Verônica – bairro Preventório

Por G1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima