Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Rio Branco deve ter frio de 9 graus na próxima semana, prevê Friale

_________________Publicidade_________________

Um frio com temperatura de 9 graus deve atingir Rio Branco, Brasileia e cidades vizinhas na próxima semana. A previsão é de que a queda da temperatura inicie na segunda-feira, segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale.

A mínima deverá oscilar entre 9 e 11ºC, principalmente entre terça-feira e quinta-feira próximas, prevê Friale, que alerta sobre a necessidade de uma campanha de doação de agasalhos para ajudar pessoas em situação de rua.

“A forte onda de frio polar que chegará ao Acre, nas primeiras horas da próxima segunda-feira não é novidade para para a população, pois é comum todos os anos as temperaturas baixarem para valores inferiores a 16ºC no inverno. No ano passado, em 2020, Rio Branco registrou 12ºC, nos dias 21 e 22 de agosto, com máximas inferiores a 19ºC. Em 2013, nos dias 24 e 25 de julho, os termômetros marcaram 9ºC, na capital acreana, com máxima abaixo de 15ºC, sendo que no aeroporto da cidade, chegou a 7ºC, e, em Epitaciolândia e Brasileia, menos de 5ºC. No entanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia já foram registradas, em Rio Branco, temperaturas de 2ºC, em décadas anteriores. Na capital acreana, já presenciamos a formação de geada na década de 1990, ou seja, temperatura de 0ºC, pois a água só congela a esta temperatura ao nível do mar ou próximo a ele, que é o caso de Rio Branco, que, no bairro onde presenciamos o congelamento, fica a 160m acima do nível do mar”.

A massa de ar polar será tão intensa que deverá cruzar a linha do equador e chegar até a Venezuela, passando antes, pela região de Tabatinga, no oeste do Amazonas e sul da Colômbia. No entanto, nestas áreas, o frio já estará enfraquecido. Até a cidade de Manaus deverá sentir uma brisa frasca e suave, soprando da direção sul, como consequência da incursão dessa poderosa onda polar, afirma o pesquisador.

Via – Notícias da Hora

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas