24 de maio de 2022   |   10:16  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Reforma e readequação do Fórum da Comarca de Tarauacá é entregue pelo TJAC

_________________Publicidade_________________

“Há 14 meses nós tínhamos o desafio que era buscar melhorias para todas as comarcas do Poder Judiciário acreano. Estávamos no momento crítico da pandemia, onde os Fóruns estavam de portas fechadas e o clima era de incerteza e dificuldade. A pandemia nos trouxe desafios e nos tolheu de sonhos e projetos, mas não desistimos.” Com esse relato a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Waldirene Cordeiro, realizou o ato de entrega da obra de reforma e readequação do Fórum Desembargador Mário Strano, da Comarca de Tarauacá, nesta quinta-feira, 28.
Segundo a presidente, o esforço da atual Administração, que ela compartilha com o vice-presidente, desembargador Roberto Barros, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Elcio Mendes, assim como da direção, por meio de suas diretorias, gerências e assessorias, é que fez com que fossem buscar no ano e 2021, parceiros e recursos para serem alocados na Administração do Poder Judiciário do Acre.

Os fóruns das comarcas de Tarauacá e Feijó foram os primeiros a receberem as melhorias que foram realizadas com recursos provenientes de um Termo de Cooperação entre o Poder Judiciário do Acre e o Governo do Estado, na ordem de R$ 17,5 milhões. Os recursos permitirão obras em 20 unidades, mais o fortalecimento e a modernização do parque computacional e a implantação de usina energia solar na sede administrativa, em Rio Branco.

Em sua chegada no Fórum Desembargador Mário Strano, a presidente e o corregedor visitaram as instalações e dialogaram com os servidores. Na solenidade, ela ressaltou e agradeceu o apoio do Poder Executivo. “Quero externar mais uma vez a minha gratidão ao governador do Estado do Are, Gladson Cameli, que nos ajudou fortemente nessa obra. Esse é um momento significativo dessa gestão, mas não chegamos aqui sem a conjugação dos esforços de muitos profissionais do Poder Judiciário, do Governo, faço menção a Secretaria de Estado de Infraestrutura”, disse.

Desembargadora Waldirene Cordeiro frisou ainda os esforços na manutenção dos serviços da Justiça. “O Poder Judiciário acreano é um pequeno, enorme, gigante Poder. Somos 1.900 servidores para 66 magistrados, mas trabalhamos muito. Em 25 de abril retomamos nossas atividades presenciais, mas não paramos em nenhum momento. Estamos voltando 100%, mas não vamos abrir mãos de nossas ferramentas tecnológicas, na continuidade dos serviços”, falou.

A solenidade, que foi bastante prestigiada pelos servidores do Judiciário no município, também contou com a presença da promotora de Justiça, Luana Diniz, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, Rodrigo Aiache, e a vice-presidente Socorro Rodrigues, e a representante da Ordem na sub seccional de Tarauacá, Julia Mesquita, a presidente da Associação dos Magistrados do Acre, Rosinete Reis, do juiz-auxiliar da Corregedoria, Lois Arruda, e o gestor de Políticas Públicas da Seinfra, Valdecir Simão.

Emocionado, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Élcio Mendes direcionou sua fala aos servidores, relembrando de sua passagem pelo município, que foi a primeira Comarca que atuou como juiz no Acre. “Aprendi na vida que os atores mudam, mas a vida é a mesma, e hoje tive um abraço tão forte de uma servidora do Poder Judiciário, e com o abraço dela ressalto a importância das mulheres. Quando juiz, o primeiro telefonema que recebi quando eu desci em Tarauacá foi da minha mãe. Hoje não tive esse prazer, mas tive esse abraço”, contou.

Em sua reflexão ele homenageou a servidoras, mencionando o importante trabalho feito pela presidente. “Quando vejo a desembargadora Waldirene lutando no Poder Judiciário diante das dificuldades, isso reflete o esforço da mãe nesta fase que estamos saindo de um momento difícil. A pandemias nos faz refletir qual o valor que damos a vida e as relações. É importante ressaltar isso pra reforçar a beleza desse ato, e realçar a importância do que fazemos pelos outros, por meio do nosso trabalho”, finalizou.

O diretor do Foro, o juiz de Direito Guilherme Fraga, também agradeceu aos servidores e a Administração do TJAC. “Hoje é um dia de muito alegria e quero agradecer na pessoa do Alex a todos os servidores pelo empenho nesse período de pandemia. Agradecer a administração do Tribunal de Justiça, por ter dado essa oportunidade dos fóruns terem essa reforma, principalmente ao Fórum de Tarauacá, que não foi uma simples pintura, foi uma readequação do espaço, e foram feitos vários ajustes que precisávamos”, disse o diretor do Foro.

Servidora do Poder Judiciário acreano, a prefeita de Tarauacá, Lucinéia Menezes, também participou da solenidade. “Sou servidora do TJAC há 16 anos, e estou muito feliz de receber uma casa tão arrumada. Eu tento levar o que aprendi no Judiciário para o Executivo.Tenho orgulho de ser servidora do Tribunal de Justiça do Acre”, disse.

A obra de reforma e readequação durou três meses e a Comarca de Tarauacá também ganhou a sala de depoimento sem dano, que é um espaço diferenciado, dedicado a crianças e adolescentes que vão prestar depoimento. As obras de reforma das demais unidades seguirão o cronograma estabelecido entre os Poderes. Além das 20 unidades que serão reformadas por meio de recursos destinados nessa etapa, o Tribunal de Justiça do Acre e o Governo do Estado assinaram um novo Termo de Compromisso de Cooperação para obras de reforma da Cidade da Justiça em Cruzeiro do Sul.

Por Andréa Zílio Comunicação TJAC

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS