14 de agosto de 2022   |   04:04  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Reativação de armazém da Cageacre fortalece produção rural em Xapuri

Na última safra, Josimar produziu cerca de 150 toneladas de milho.

_________________Publicidade_________________

Josimar Miranda está confiante no novo momento do agronegócio no Acre. Após quase dez anos, o produtor rural voltou a cultivar milho e, cada vez mais, tem expandido a área de plantio em sua propriedade, localizada no Ramal da Variante, em Xapuri.

Produtor Josimar Miranda está confiante no novo momento do agronegócio no Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Em 2020, comecei plantado milho em dez hectares, aumentei para 16, agora são 35 e quero chegar em 70 hectares no próximo ano”, comenta, entusiasmado.

Grande parte desse otimismo é proporcionado pelo governo do Acre. Entusiasta do setor agrícola, o governador Gladson Cameli vislumbra a produção no campo como um novo modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado. Para isso, o gestor não vem medindo esforços para alavancar o agronegócio, um dos pilares de sua administração.

Produção de grãos tem batido recordes no Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Na última safra, Josimar produziu cerca de 150 toneladas de milho. Mesmo não possuindo maquinário próprio, isso não foi problema para o agricultor. Na hora da colheita, ele contou com o apoio do governo do Estado. Pequenos e médios produtores têm prioridade para fazer a locação dos veículos agrícolas, que são alugados por valores muito abaixo dos praticados no mercado.

Outro grande incentivo estatal dado aos produtores foi a reativação da unidade armazenadora de Xapuri. Por duas décadas, o local ficou completamente abandonado, servindo apenas como um grande depósito de bens inservíveis do Estado.

Após duas décadas abandonada, unidade armazenadora da Cageacre em Xapuri voltou a funcionar na gestão atual. Foto: Diego Gurgel/Secom

Desde 2020, a estrutura localizada às margens da Estrada da Borracha, na entrada do município, voltou a atender os produtores da região. No espaço, que é administrado pela Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre (Cageacre), são oferecidos os serviços de limpeza, secagem, beneficiamento e armazenagem dos grãos produzidos em Xapuri.

“Esse espaço da Cageacre vem facilitando a vida do produtor. Antes, a dificuldade era muito grande. Produzíamos o milho e tínhamos que secar no forno de farinha. Isso atrapalhava muito. Hoje, temos essa estrutura, que voltou a funcionar”, relata o produtor.

Produtores rurais de Xapuri são beneficiados com incentivos e apoio do governo do Estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

Morador da Reserva Chico Mendes, o extrativista Raimundo Nonato Santiago levou sua pequena produção de arroz para ser beneficiada no armazém da Cageacre. “A reativação daqui melhorou 100% para nós e facilitou muito a nossa vida”, comemora.

Governo conclui melhorias na unidade armazenadora

Para melhorar ainda mais as instalações do armazém da Cageacre, o governo do Estado realizou uma ampla reforma no galpão. A estrutura ganhou nova pintura, cercamento, identidade visual, além da aquisição de mobiliário e equipamentos. A cerimônia de entrega foi realizada nesta quinta-feira, 19.

Governo fez a entrega do armazém da Cageacre em Xapuri nesta quinta-feira, 19. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Os produtores rurais de Xapuri são os principais beneficiados com essa reforma e também a reativação do armazém. Somente esta unidade tem capacidade para armazenar 900 toneladas de grãos”, explicou o presidente da Cageacre, Jessé Cruz.

As readequações foram financiadas com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Antônio Pedro. A obra, executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), contou com investimentos de R$ 200 mil.

Jessé Cruz é o atual presidente da Cageacre. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Os produtores estão motivados a produzir porque sabem que podem contar o governo, que é um grande parceiro. Fico muito feliz por ter destinado essa emenda aqui para a recuperação do armazém da Cageacre e poder contribuir com o crescimento da produção rural em Xapuri”, avaliou o deputado.

A solenidade contou ainda com a participação do secretário de Assuntos Governamentais, Julio Cezar Zuza; do chefe do Gabinete do Governador, José Rosemar Messias; e do deputado estadual Manoel Moraes, entre outras autoridades.

Fonte: Notícias Do Acre

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS