16 de agosto de 2022   |   19:58  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

“Putin estava errado e vai ter mais Otan à porta”, diz Boris Johnson

Premiê britânico fez referência ao possível ingresso da Finlândia e Suécia à aliança.

_________________Publicidade_________________

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou, nesta 4ª feira (29.jun), que o presidente russo Vladimir Putin estava errado e que agora Moscou dividirá fronteiras com mais membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Na declaração, dada em Madri, o premiê também demonstrou apoio à extensão da aliança.

A fala de Johnson se refere à candidatura da Suécia e Finlândia à Otan, que foi apoiada pela Turquia após meses de negociações. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, que demonstra apoio ao ingresso dos países. “Tenho o prazer de anunciar que agora temos um acordo”, disse.

Antes de autorizar a invasão na Ucrânia, em 24 de fevereiro, Putin exigiu à Otan garantias de que o país vizinho nunca entraria na organização e que a aliança recuasse nos países antes pertencentes à União Soviética. Após a ofensiva militar, no entanto, a Finlândia demonstrou interesse na Otan devido aos 1,3 mil quilômetros de fronteira com a Rússia.

No início da semana, Stoltenberg definiu Moscou como “principal ameaça para a segurança da aliança“. Falando em Bruxelas, o diplomata reforçou o apoio à Ucrânia e adiantou que os países-membros irão aumentar em 300 mil o número de forças de alta prontidão.

Com informações do Sbt News

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS