30 de junho de 2022   |   14:42  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Projeto da Ufac visa tratar câncer de mama com fungos amazônicos

O projeto analisa o potencial citotóxico e antimetastático do fungo, podendo futuramente contribuir com o estudo de moléculas que tenham efeito anticancerígeno.

_________________Publicidade_________________

Os professores Ildercílio Lima e César Meschiari, do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, da Ufac, estão desenvolvendo projeto que consiste na utilização de fungos retirados de cogumelos da região amazônica no combate ao câncer de mama, doença que acomete cerca de 28% das mulheres, somente no Brasil.

Os pesquisadores buscam estudar o possível efeito antitumoral do extrato do macrofungo ‘Earliella scabrosa’,da família ‘Polyporaceae’, o qual é facilmente encontrado em terreno acreano. O projeto analisa o potencial citotóxico e antimetastático do fungo, podendo futuramente contribuir com o estudo de moléculas que tenham efeito anticancerígeno e contribuir para o surgimento de novas terapias no tratamento do câncer.

Segundo Ildercílio Lima, a pesquisa se baseia em dados obtidos a partir da literatura científica, considerando os extratos potenciais fontes moleculares no tratamento de tumores. “Temos como perspectiva isolar as moléculas presentes no extrato, que seriam as responsáveis pelo efeito antitumoral, podendo, dessa forma, serem testadas para avaliação do seu potencial no uso de enfrentamento do câncer”, disse ele.

Por Ascom/Ufac

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS