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Procon do Acre implementa novo sistema de atendimento ao consumidor

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O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor no Acre (Procon/AC) começou, nesta quinta-feira, 1º, a utilizar o novo Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor (ProConsumidor), nos guichês da Central de Serviços Públicos (OCA), em Rio Branco.

O mecanismo substitui o antigo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Com o ProConsumidor, os servidores do Procon/AC podem efetuar consultas, registrar denúncias e reclamações em um sistema mais aprimorado, o que facilitará para as resoluções dos conflitos consumeristas.

“Deste modo, teremos o acesso aos dados completos dos fornecedores, as reclamações, estatísticas de atendimento, entre outras ferramentas integradas, que servirão como base para realizarmos um atendimento a contento das demandas dos consumidores”, destaca a a diretora-presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque.

O ProConsumidor é gerido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), órgão que assume a estrutura do sistema, a segurança e a proteção dos dados. Outro benefício dessa nova plataforma é a centralização do cadastro do fornecedor.

O ProConsumidor é gerido pela Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça. Foto Divulgação

“A Senacon disponibiliza um formulário de adesão para as empresas, habilita esses fornecedores, que por meio de uma única senha, poderão visualizar e responder às demandas de seus consumidores, situados em qualquer região do país. Os Procons também permanecem com a possibilidade de incluir novas empresas no sistema”, informa Alana Albuquerque.

Como todo mudança pode gerar algum contratempo, a gestora endossa que os funcionários da autarquia passaram por uma série de capacitações oferecidas pela Senacon, durante a terceira semana de junho.

“Iniciamos a implantação do ProConsumidor pela central de atendimento em Rio Branco, depois teremos uma segunda etapa, que será o lançamento do sistema no Núcleo do Procon em Cruzeiro do Sul, e, posteriormente, a terceira etapa no Procon municipal de Sena Madureira”, disse.

Gestores e técnicos do Procon estiveram na guichê da Oca para acompanhar a ativação do ProConsumidor. Foto: Odair Leal/Secom.

Atendimentos remotos

O consumidor que tiver a necessidade de receber algum esclarecimento, fazer reclamação ou denúncia pode utilizar os seguintes canais de comunicação do Procon/AC, que é o número telefônico (68) 3223-7000, que também é utilizado para o envio de mensagens por meio do WhatsApp, ou 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Já os residentes no Vale do Juruá poderão receber orientações e efetivar reclamações ou denúncias por meio do Núcleo do Procon em Cruzeiro do Sul, enviando um e-mail para o endereço eletrônico: procon.cruzeirodosul@ac.gov.br , ou ligando para o número fixo e WhatsApp; 3322-1330, das 7h30 às 13h30.

Além disso, o consumidor poderá registrar uma reclamação, acessando o endereço eletrônico: www.consumidor.gov.br ou baixando no Play Story, o aplicativo do site que está disponível para celulares smartphones e IOS. Essa plataforma tem um índice de resolutividade de 80% dos casos, em até 10 dias.

Por SECOM

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