1 de julho de 2022   |   08:52  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Prefeitura de Mâncio Lima oferece transporte gratuito aos alunos do Ensino Superior da UFAC e IFAC

_________________Publicidade_________________

O Município de Mâncio Lima tem se destacado no acesso ao Ensino Superior, cada vez mais alunos ingressam no Ensino Superior, seja em universidades públicas, seja em universidades particulares e, são alunos das mais diversas classes sociais. Ao todo, mais de 150 estudantes estudam na UFAC e IFAC no período noturno. Uma comissão que representa os demais estudantes esteve reunida, na manhã desta quinta-feira (07), com o Prefeito Isaac Lima, o Secretário de Educação Eriton Maia, a Secretaria de Gabinete Tabita Lima e o Secretário Especial Danilo Chagas.

“Nós estamos fazendo o mínimo pelos nossos estudantes que cursam o Ensino Superior em Cruzeiro do Sul. Já estamos buscando amparo legal, pois se trata do uso dos ônibus dos alunos da rede municipal e estadual de ensino, para que não haja nenhum problema, nem para nós e muito menos para os alunos, estamos pegando por base uma Lei Federal para fazermos a Municipal e garantir, sem interrupção, este benefício tão importante para os nossos estudantes. Esse apoio é fundamental para esses jovens, muitos não possuem transporte e muito menos condições de todos os dias pagarem um transporte para se deslocar até as universidades, são eles que no futuro irão cuidar de nossa cidade, melhorar suas vidas e de suas famílias”, falou Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

A Lei nº 12.816/13 em seu artigo 5º diz que a União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios desde que não haja prejuízo à educação básica.

“É um apoio extremamente importante pois, sem o transporte escolar gratuito pode acarretar o abandono dos estudos e impede que outras pessoas concorram a uma vaga nas universidades por não ter como se deslocar até as instituições de ensino localizadas em Cruzeiro do Sul. É uma pena que nós não podemos atender aos alunos que estudam pela manhã e tarde, porque temos que atender aos nossos alunos da rede Municipal e Estadual de Educação, a noite é mais fácil pois nossos ônibus estão livres e não há demanda neste período, quando as intuições se juntam em torno de um objetivo comum os resultados vem e serão sempre muito positivos”, destacou Eriton Maia, Secretário Municipal de Educação.

O transporte escolar gratuito representa uma solução definitiva para os universitários das pequenos e longínquas comunidades que agora podem utilizar o transporte escolar municipal especialmente no período noturno, período esse em que os ônibus não estão sendo utilizados, diminuindo assim as dificuldades de concluírem o ensino superior.

“Hoje estamos muito felizes porque o sonho de muitos alunos de Mâncio Lima está sendo concretizado, o sonho do transporte gratuito para aqueles que estudam no IFAC e na UFAC no período noturno. Mâncio Lima é a única prefeitura no Juruá e, a primeira do Acre a oferecer este benefício. São alunos de classe baixa, de famílias que muitas vezes sobrevivem apenas com os benefícios do Governo e não tem condições nenhuma de custear sua ida até a universidade. É um gesto de grandeza e sensibilidade que torna este município uma referência no processo de ensino aprendizagem, isso é pensar no futuro e na qualidade dos profissionais que virão a cuidar de nossa cidade” finalizou Ulisses Bandeira, Presidente do DCE/UFAC.

Pela primeira vez, os alunos não entram com contra partida como anteriormente era feito, todas as despesas com o transporte são de responsabilidade do Município. Para os alunos das instituições privadas é oferecido um subsidio para que a empresa que faz o transporte diminua o valor que é cobrado para estes. Aos alunos do Parfor, um programa emergencial criado para permitir a professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), também é oferecido integralmente o transporte gratuito para a cidade de Cruzeiro do Sul.

Assessoria de Comunicação Social/Jenildo Cavalcante

Beatriz Monte/Imagens: Evandro Ibernon/arquivo UFAC

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS