9 de agosto de 2022   |   17:26  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Povo Ashaninka do Rio Amônia celebra 30 anos de demarcação e homologação do seu território

Para comemorar a data, a comunidade Apiwtxa realiza de 22 a 25 de junho uma super programação cultural e esportiva.

_________________Publicidade_________________

A Terra Indígena Kampa do Rio Amônia, situada em Marechal Thaumaturgo, interior do Acre, celebra neste mês de junho 30 anos de demarcação e homologação do seu território. Para comemorar a data, a comunidade Apiwtxa realiza de 22 a 25 de junho uma super programação cultural e esportiva. O evento reúne lideranças de outras localidades, bem como parceiros e apoiadores institucionais.

Há três décadas os ashaninkas realizam a festividade de celebração pela conquista do território. Na manhã desta quarta-feira, 22, o torneio de futebol masculino e feminino abriu a programação do evento. Logo mais, a noite, a partir das 19h30, os participantes prestigiam a exibição de filmes sobre o povo Ashaninka.

“Essa festa já um marco para nós, ashaninka do Amônia. Realizamos essa comemoração  da conquista, demarcação e homologação do nosso território desde 1992. São 30 anos de conquista. Um grande momento, que reúne convidados e parceiros da Apiwtxa”, observou a liderança indígena Wewito Piyãko.

Durante os dias de celebração, os convidados também vão desfrutar de atividades indígenas tradicionais e participar da tradicional Festa Piyarentsi, onde podem experimentar a famosa caiçuma – bebida fermentada produzida a partir da mandioca, mas que também pode ser feita a partir do milho, banana, pupunha, entre outros.

Com informações Gazeta do Acre

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS