10 de agosto de 2022   |   12:38  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Porto Walter comemora 30 anos de emancipação política

O Coronel Absolon de Souza Moreira, que fixou residência na parte mais alta da terra firme. Foi ele que iniciou o desbravamento desta região.

_________________Publicidade_________________

Redação Juruá Online

Porto Walter é uma cidade acreana que fica localizada a 68 Km a sul-oeste de Cruzeiro do Sul a maior cidade do Vale do Juruá, e está completando hoje 30 anos de emancipação política e administrativa.

Segundo o censo de 2019, a população estimada é de 11.982 pessoas. A economia do município fundamenta-se na agricultura, pecuária e pesca, porém, a base econômica é o funcionalismo público.

Porto Walter, antes de ser município era formado pelos seringais: Tavares de Lira, Humaitá e Cruzeiro do Vale, congregando grande número de brasileiros, (na maioria nordestinos), até mesmo estrangeiros, em busca de riquezas trazidas pela borracha. Em 1910, atracou ao município um batelão de grande porte, comandado pelo Coronel Absolon de Souza Moreira, que fixou residência na parte mais alta da terra firme. Foi ele que iniciou o desbravamento desta região. Em sequência apropriou-se de grande soma de hectares de terras que dividiu com os amigos que chegaram posteriormente. Atualmente o município denomina-se Porto Walter, em homenagem ao antigo morador Walter de Carvalho.

Em 28 de abril de 1992, com a lei municipal nº 1033, Porto Walter é elevada a categoria de município e em 09 de dezembro de 1992 com a lei estadual nº 1068 Porto Walter é finalmente desmembrado de Cruzeiro do Sul.

Apelidado de “Princesinha do Juruá”, o município tem um infraestrutura que condiz com a sua economia. Para chegar à cidade, é preciso cruzar o Rio Juruá – em uma viagem que dura de três a cinco horas. Em caso de barcos e balsas transportando mercadorias, o percurso pode levar até dois dias, dependendo do nível d’água, outro meio de transporte é por meio de aviões de pequeno porte.

Os principais pontos turísticos são, a Igreja Imaculada Conceição, a praça Vicente Lopes, Praça Imaculada Conceição e Praça das Mangueiras e recentemente foi inaugurada a Concha Acústica local para realização de eventos culturais.

As festividades culturais do município são, o aniversário da cidade que ocorre dia 25 de Junho, o Novenário em honra a padroeira do município (Imaculada Conceição) que se inicia no mês de novembro e se estende até dezembro e o Festival do Milho que acontece no mês de setembro.

Redação Juruá Online

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS