Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Polícia Civil segue com atividades do projeto PC na Escola em Rio Branco

_________________Publicidade_________________

Ascom/Policia Civil do Acre

Na manhã desta quarta-feira, 24, a Polícia Civil deu seguimento às ações do projeto PC na Escola com palestra sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes para alunos da Escola Estadual Ayrton Sena da Silva que tiveram suas matriculas efetuadas após trabalho de apresentação do projeto na escola na semana passada.
A palestra, que durou cerca de 50 minutos, foi ministrada pela Delegada de Policia Civil Elenice Frez no auditório da 1ª Regional de Policia Civil localizada no bairro Sobral e teve como principal objetivo levar ao conhecimento dos alunos do projeto uma abordagem sobre identificação o crime e como a vítima pode denunciar esse tipo de violência.
Na ultima segunda-feira, 22, os alunos do projeto, devidamente uniformizados, receberam a visita de delgados e agentes de Polícia Civil para aula inaugural que ocorreu nas dependências da Escola Airton Sena da Silva localizada no bairro Sobral.
Na aula inaugural foi possível mostrar aos alunos como funciona uma delegacia e o trabalho investigativo desenvolvido pelos agentes e delegados de policia civil.

O PC na Escola é uma iniciativa de cunho social da Polícia Civil, executado por meio da Acadepol com instituições governamentais, como a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Ministério Público do Trabalho (MPT) e 14º Tribunal Regional do Trabalho. Suas atividades, que estavam suspensas em decorrência do período pandêmico, estão sendo retomadas de forma gradual seguindo os protocolos de segurança em saúde.

As ações estão dentro do cronograma de atividades do programa que visa atender crianças na faixa etária de 8 a 12 anos irão vivenciar o dia a dia da instituição, participar de palestras sobre malefícios do bullying escolar, simulação de uma investigação criminal, visita a uma delegacia, visita ao departamento de Polícia Técnica e realização de atividades lúdicas.

O Projeto tem por princípio aproximar o trabalho da instituição nas comunidades de maior índice de criminalidade, trabalhando no acolhimento e na prevenção, quebrando paradigmas e incentivando nas crianças o respeito às autoridades, tais como pais e professores, as boas práticas baseadas no estudo e bom comportamento, contribuindo assim para se tornarem cidadãos éticos, conscientes de seus direitos e deveres na formação de uma sociedade melhor.

Formando cidadãos conscientes

O PC na Escola tem como missão principal aproximar a segurança pública das escolas e estabelecer maior vínculo com as famílias. Além de conhecer como funciona o trabalho das polícias investigativa e científica, as crianças participam ainda de atividades lúdicas no contraturno escolar, além de palestras que buscam envolver os alunos em ações preventivas e despertar valores cívicos e de cidadania.

O PC na Escola é um projeto que visualiza, sobretudo, atender crianças que se encontram em condições de vulnerabilidade social e tem como principal objetivo atender primeiramente escolas de bairros mais periféricos. É um compromisso social adotado pela instituição Policia Civil, que agora vai além da sua função básica de investigar para trabalhar trata também da parte preventiva.

As ações do projeto estão sendo planejadas e executadas de forma gradual respeitando todos os protocolos de segurança em saúde como uso de máscaras e álcool nas mãos mantendo o controle sanitário.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas