17 de maio de 2022   |   18:48  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Polícia alerta para golpes com pagamento por aproximação

_________________Publicidade_________________

Foto: Reprodução

A Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), alerta a população sobre golpes envolvendo cartões de crédito e débito, destacando a tecnologia Near Field Communication (NFC), que possibilita que o pagamento seja feito com a aproximação do cartão na máquina, em uma distância de menos de 10 centímetros.

O delegado Reinaldo Figueira, titular da Dercc, explica que o crime ocorre, principalmente, em transportes coletivos, quando os golpistas se movimentam entre as vítimas, carregando máquinas de cartão com o objetivo de se aproximar de bolsas e carteiras, a fim de praticar o golpe. 

O delegado reforçou que as pessoas devem ter cuidado ao utilizar os cartões dentro de bolsas, e optar por usar outros cartões que não possuem a tecnologia NFC à frente, para evitar a prática criminosa.

A autoridade policial informou que, uma outra vantagem da NFC, é a não necessidade de portar o cartão com ajuda de outra pessoa, especialmente quando este é inserido na maquineta. Segundo Reinaldo, nesse momento, outras pessoas com acesso ao cartão poderiam ter acesso ao código verificador e, assim, utilizar para efetuar outras compras, sem o conhecimento do titular.

Caso você tenha sido vítima do golpe, deve procurar a polícia imediatamente, para registrar um Boletim de Ocorrência (BO). 

Via Portal do Holanda

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS