18 de maio de 2022   |   14:43  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Coluna da Ritinha Andrade – Pessoas com deficiência e a Covid-19

_________________Publicidade_________________

Alguns anos se passaram e cá estou novamente para falar da relação entre pessoas com deficiência e COVID-19. E, por que retornar nesse ponto? Porque, embora a situação tenha se minimizado, essa crise sanitária ainda continua trazendo impactos de diferentes maneiras e intensidades para todo mundo. No caso das pessoas com deficiência, vários fatores ligados à elas foram ainda mais afetados.

Desde o começo da pandemia, como todo mundo, eu tinha bastante receio de contrair COVID-19 por causa da minha e a saúde dos outros e tal. Mas, uma coisa que também me deixava preocupada era o fato de precisar de uma maior assistência de outra pessoa, sem ser a de casa. E aí, mesmo com todos os cuidados, esse mês eu e minha avó contraímos o vírus. Nós ficamos um pouco ruinzinhas, graças a Deus não foi das formas mais graves, porém, o que pesou mesmo foi ficar sem a minha auxiliar em casa. Tanto pra mim como para a minha avó. Hoje, já superamos essa fase e estamos bem.

Entretanto, quem acompanha os PCDs de alguma forma sabe que a nossa inclusão social sempre foi um tanto vulnerável, mas com a chegada da pandemia o quadro piorou. Ainda nos dias atuais, podemos encontrar instituições que fazem atendimentos especializados e promovem a inclusão desse público fechadas. Sair de casa, socializar, ir para um compromisso, até encontrar um trabalho e estudar ficou muito mais complexo.

Então, por mais que, a vida tenha voltado ao normal, de uma forma nunca vivida, estou compartilhando e pautando esses fatores para mostrar o quão uma doença como essa pode nos atingir de maneira bem diferente e impactante em coisas tão simples. Quero também reforçar que, a vacinação não vai nos impedir de contrair COVID-19, mas ela é o caminho para um futuro livre das dificuldades que essa crise criou.

Ritinha Andrade

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS

AS ÚLTIMAS

top 10 mais lidas