booked.net

Pessoas a partir de 18 anos começam a ser vacinadas em cidade isolada no Acre

Compartilhe:

Prefeito de Santa Rosa do Purus diz que procura estava baixa e abriu público para usar doses disponíveis.]

Devido à baixa procura, a cidade de Santa Rosa do Purus, no interior do Acre, iniciou nesta quinta-feira (17), a vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 18 anos sem comorbidades. A medida foi tomada porque, segundo a prefeitura da cidade, a procura pela vacina estava baixa.

Santa Rosa tem uma população de 6.717 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e até essa quarta-feira (16), foram registrados 962 casos de Covid-19 e 7 óbitos pela doença, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

O secretário de saúde da cidade, Alancardes Penho informou que a idade é 30, mas, se chegar alguém do grupo a partir de 18 anos, também vai ser imunizado para não desperdiçar doses da vacina. Desde o início desta semana, Santa Rosa já estava entre os municípios com a faixa etária mais avançada a partir dos 40.

“Nós estamos obedecendo o critério de faixa etária, só que não está tendo a devida procura e quando você abre um frasco aplica duas doses, então tem que aproveitar para não estragar. Por isso, abrimos exceção para qualquer um acima de 18 anos”, disse o secretário de saúde do município.

Isabel Reis, de 26 anos, se vacinou contra a Covid-19 em Santa Rosa do Purus, no Acre — Foto: Sandra Brito/Arquivo pessoal

Isabel Reis, de 26 anos, se vacinou contra a Covid-19 em Santa Rosa do Purus, no Acre — Foto: Sandra Brito/Arquivo pessoal

Isabel Reis, de 26 anos, foi uma das moradoras que procurou a unidade. Ela disse que estava muito feliz por ter tomado a primeira dose.

“Tô emocionada por estar sendo vacinada. Tanta gente morrendo, querendo uma dose da vacina e eu com 26 anos estou tendo essa oportunidade, então estou muito feliz”, disse.

A vacinação no município ocorre na academia de saúde. Pinho ainda lamenta a baixa procura.

“Infelizmente, acredito que as pessoas não querem vacinar. A gente tem divulgado, o município é pequeno, mandamos por WhatsApp, carro volante, infelizmente parece que a população não está interessada em vacinar”, pontuou.

G1 ACRE

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima