booked.net

Pesquisadores fazem grande avanço na internet quântica

Uma internet quântica será uma rede em grande escala que conectará usuários por meio de aplicativos inéditos.

Compartilhe:

Foto: ilustração

Pesquisadores deram um passo fundamental em direção a uma internet quântica ultrassegura, criando uma rede rudimentar de compartilhamento de informações usando teletransporte em três tempos, revelaram em um estudo publicado na última quarta-feira (25).

Uma internet quântica será uma rede em grande escala que conectará usuários por meio de aplicativos inéditos e “impossíveis de serem produzidos com a web clássica”, explicou Ronald Hanson à AFP, da Universidade de Delft (Holanda), co-autor desses trabalhos publicados na revista Nature.

Na internet quântica, a troca de informações não é feita na forma de bits clássicos – os valores 0 e 1 que são a base da computação -, mas de bits quânticos (qubits).

Esses qubits exploram as leis da física quântica, que governam o mundo em uma escala infinitamente pequena. Uma dessas propriedades é o entrelaçamento, um fenômeno estranho pelo qual duas partículas entrelaçadas se comportam de forma idêntica, independentemente de sua distância: como se estivessem conectadas por um fio invisível, compartilham o mesmo estado.

Quando fala sobre a internet quântica, o físico Ronald Hanson descreve um universo onde as comunicações seriam “ultrasseguras” e o computador quântico acessível na nuvem com uma confidencialidade de nossos dados garantida pelas leis ‘naturais’ da física, um dos sensores hipersensíveis.

Com Informações IstoÉ

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima