30 de junho de 2022   |   14:14  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Pesquisadores fazem grande avanço na internet quântica

Uma internet quântica será uma rede em grande escala que conectará usuários por meio de aplicativos inéditos.

_________________Publicidade_________________

Foto: ilustração

Pesquisadores deram um passo fundamental em direção a uma internet quântica ultrassegura, criando uma rede rudimentar de compartilhamento de informações usando teletransporte em três tempos, revelaram em um estudo publicado na última quarta-feira (25).

Uma internet quântica será uma rede em grande escala que conectará usuários por meio de aplicativos inéditos e “impossíveis de serem produzidos com a web clássica”, explicou Ronald Hanson à AFP, da Universidade de Delft (Holanda), co-autor desses trabalhos publicados na revista Nature.

Na internet quântica, a troca de informações não é feita na forma de bits clássicos – os valores 0 e 1 que são a base da computação -, mas de bits quânticos (qubits).

Esses qubits exploram as leis da física quântica, que governam o mundo em uma escala infinitamente pequena. Uma dessas propriedades é o entrelaçamento, um fenômeno estranho pelo qual duas partículas entrelaçadas se comportam de forma idêntica, independentemente de sua distância: como se estivessem conectadas por um fio invisível, compartilham o mesmo estado.

Quando fala sobre a internet quântica, o físico Ronald Hanson descreve um universo onde as comunicações seriam “ultrasseguras” e o computador quântico acessível na nuvem com uma confidencialidade de nossos dados garantida pelas leis ‘naturais’ da física, um dos sensores hipersensíveis.

Com Informações IstoÉ

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS

AS ÚLTIMAS

top 10 mais lidas