14 de agosto de 2022   |   09:55  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Pesquisadores da Ufac descobrem novas espécies de plantas

Os pesquisadores descobriram, nos últimos anos, gêneros, espécies e famílias de plantas inéditas em unidades de conservação do Estado do Acre.

_________________Publicidade_________________

O professor e coordenador do Laboratório de Botânica e Ecologia Vegetal da Ufac, Marcos Silveira, o aluno do curso de Ciências Biológicas, Mayk Honório de Oliveira, e o doutorando do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Herison Medeiros, descobriram, nos últimos anos, gêneros, espécies e famílias de plantas inéditas em unidades de conservação do Estado do Acre.

Herison, ex-aluno de Ciências Biológicas na Ufac, coletou, em 2018, uma espécie nova da família do guaraná, durante uma aula prática de campo da disciplina Sistemática de Fanerógamas, ocorrida na reserva extrativista Cazumbá-Iracema. Ele nominou a planta trepadeira como ‘Thinouia cazumbaensis’, em homenagem à unidade de conservação na qual a espécie foi encontrada.

A Estação Ecológica (Esec) do Rio Acre também foi palco de descobertas. No projeto de iniciação científica apoiado pelo ICMBio, em janeiro deste ano, Marcos e Mayk encontraram, nessa unidade de conservação, a planta herbácea ‘Lycianthes assarifolia’ (Solanaceae) e a planta trepadeira ‘Aristolochia odora Steud’ (Aristolochiaceae), ambas consideradas novos registros para o Estado do Acre.

O primeiro registro da família ‘Buxaceae’ no Brasil será submetido para publicação na revista científica “Check List” e a espécie será incluída na atualização da lista de espécies de plantas da flora do Acre.

Com Informações UFAC

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS