Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Para reforçar estoque, Fundhacre e Hemoacre fazem campanha para arrecadar até 200 bolsas de sangue

Captação das bolsas será feita nesta quinta-feira (19) na Fundhacre. Hemoacre está praticamente sem estoque de sangue.

_________________Publicidade_________________

Sem praticamente bolsas de sangue disponíveis no estoque, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), em Rio Branco, espera conseguir um reforço com uma campanha firmada com a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).

A mobilização começou nessa terça-feira (17) com orientações e um chamamento dos funcionários da Fundhacre. A captação de sangue será feita nesta quinta (19) na unidade hospitalar. A direção da fundação espera conseguir até 200 bolsas de sangue para doar ao centro.

A unidade hospitalar tem cerca de 1,1 mil funcionários. “Têm os plantonistas e os da carga horária. Entramos para reforçar esse pedido, para conseguir doações e ajudar”, destacou o presidente da fundação, João Paulo Silva.

Além da campanha, Silva falou que é estudado a viabilidade de ser montado um posto de coleta na Fundhacre. O presidente explicou que o posto de coleta na unidade iria atrair e facilitar a doação de estudantes das faculdades e universidade que ficam próximo ao local.

“Estamos fazendo um estudo, já sinalizei positivo e o Hemoacre ficou extremamente feliz. O intuito é decentralizar e facilitar a vida das pessoas. Aqui temos a Uninorte, Ufac, Unimeta, U:Verse e outros. Quanto mais fácil tiver o acesso das pessoas melhor”, complementou.

Estoque crítico

Uma equipe do Hemoacre vai estar na Fundhacre para fazer a captação das doações. A enfermeira do setor de Captação do Hemoacre, Quésia Nogueira, disse que o centro precisa, urgentemente, de doações do tipo A e O positivo e negativo.

“O estoque está crítico, quase zerado. A campanha com a Fundhacre já tinha sido pactuada antes da situação do estoque. Agora que está desse jeito é uma ajuda. Precisamos de todos os tipos, mas, especificamente, os tipos O e A”, reforçou.

Como ser doador

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos. No caso de menores de 18 anos estes precisam estar acompanhados por responsável, pesar no mínimo 50kg e levar documento oficial com foto.

Por G1 AC

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas