Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Pacientes do Posto de Saúde do Agricultor participam de atividade voltada ao dia Mundial de Combate à Tuberculose

Para marcar o dia Mundial de Conscientização e Combate a Tuberculose, 24 de março, a Equipe Multidisciplinar da Unidade de Saude Francisco Souza dos Santos e a gerente da unidade Iria Matos realizaram na manhã desta quarta-feira,23, uma atividade com os pacientes que aguardavam na sala de espera a consulta médica.

Foram entregues materiais informativos e dadas orientações sobre sinais e sintomas de tuberculose e como diferenciar de Covid 19.

Também abordaram o impacto da pandemia nas acões de prevenção do Programa de Tuberculose no Brasil, que deixa evidenciado que as medidas de restrição e isolamento tem dificultado a detecção de casos no mundo todo.

No ano passado em Cruzeiro do Sul foram confirmados 27 casos de Tuberculose. Esses pacientes foram acompanhados e alguns ainda estão em tratamento.

Em 2021 até o momento, 03 casos da doença estão confirmados na cidade.

A tuberculose (CID 10 – A15) é uma doença infectocontagiosa causada por uma micobactéria que pode atingir diferentes órgãos, como pulmão, pleura, ossos, sistema nervoso, linfonodos, intestinos e o sistema genitourinário. A tuberculose acompanha o ser humano desde a pré-história e é muito presente no Brasil, se dividindo em diferentes tipos.

A tuberculose sempre é causada pela infecção da micobactéria chamada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK).

Os sintomas são variáveis, dependendo da imunidade de cada pessoa. Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose enquanto outros apresentam sintomas exuberantes. Os sinais e sintomas mais frequentes são:
• Tosse, com ou sem secreção, que pode ser espessa ou até sanguinolenta
• Cansaço excessivo
• Falta de ar
• Febre baixa, mais comum à tarde
• Sudorese noturna
• Falta de apetite
• Perda de peso
• Rouquidão
• Fraqueza.

Ao perceber algum sintoma da doença, a pessoa deve procurar a unidade de saude mais próxima de sua residencia para passar por uma avaliação médica e realizar exames, como o de baciloscopia, Rx de torax, entre outros.

Fotos/ cedidas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas