18 de maio de 2022   |   18:14  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

ONU faz apelo recorde de US$ 4 bi para ajudar moradores do Afeganistão

Entidade também alertou sobre venda de órgãos e crianças em troca de alimentos

_________________Publicidade_________________

A Organização das Nações Unidas (ONU) fez um apelo recorde de US$ 4,4 bilhões para ajudar a população do Afeganistão. O pedido foi feito na noite de 5ª feira (31.mar) pelo secretário-geral da entidade, António Guterres, que explicou que o objetivo é conseguir entregar abrigo, comida, água e cuidados de saúde e educação para os 22 milhões de moradores.

“A situação humanitária no Afeganistão deteriorou-se alarmantemente nos últimos meses. Cerca de 9 milhões de pessoas estão em risco de fome. A economia entrou em colapso”, disse Guterres. “Convoco os doadores para financiar esse pedido urgentemente para que a ONU e os parceiros possam continuar a fornecer ajuda para salvar vidas”, completou, referindo-se à comunidade internacional.

Segundo ele, desde que o Talibã tomou o poder do país em agosto de 2021, 95% dos afegãos enfrentaram situações de insegurança alimentar. Tal cenário fez com que muitos moradores começassem a vender órgãos ou crianças em troca de alimentos. Atualmente, quase 97% da população vive abaixo da linha da pobreza.

Guterres lembrou ainda que a situação no país pode piorar devido à guerra na Ucrânia, uma vez que a crise econômica traçada pela falta de importações fez com que o preço dos alimentos disparasse. 

“O primeiro passo em qualquer resposta humanitária significativa deve ser parar a espiral de morte da economia afegã. Sem isso, mesmo a melhor e mais eficaz operação de ajuda não salvará o povo do Afeganistão de um futuro inimaginável”, frisou o líder da ONU.

Por SBT News

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS