Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

No primeiro parto na UPA, mãe relata que não sabia que estava grávida

Voz do Norte

Profissionais de Saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Juruá – Jaques Pereira Braga – realizaram, neste sábado (03), o primeiro parto na unidade, de uma paciente que deu entrada por volta das 5:00 horas da manhã, apresentado dor pélvica abdominal e informou que estava menstruando normal. Ela relatou que não sabia que estava grávida.

A paciente foi atendida e encaminhada pela equipe de enfermagem para atendimento médico que constatou que a mesma já estava em trabalho de parto realizado sem nenhuma intercorrência pelos profissionais e nasceu um bebê, as 6:16 horas, que se chamará Lucas Gabriel, por sugestão da enfermeira Nathiele, pois a mãe não tinha nome escolhido.
“Fomos pegos de surpresa no início da manhã, ao atender a paciente que deu entrada na UPA relatando dor pélvica e muita dor. Ao ser perguntada se estaria grávida, ela disse não estava e nos últimos meses seu ciclo menstrual estava normal, momento que a equipe a levou para atendimento na emergência”, informou a enfermeira Natiely Melo.

Segundo a enfermeira, a paciente foi colocada na mesa ginecológica e para surpresa se constatou que ela já estava em trabalho de parto, momento que foi orientada a fazer força, para que a criança pudesse nascer.

A mãe estava com os sinais vitais normais e o processo de nascimento durou cerca de 15 minutos, com acompanhamento do médico e enfermeiros.
“A criança nasceu saudável. A equipe fez todos os procedimentos de retirada da placenta e grampeamento do cordão umbilical e o bebê foi aquecido com um lençol da UPA, porque não tinha frauda.

Depois de atender a mãe, a criança foi colocada sobre ela, que ainda estava muito emocionada, para receber a alimentação”, disse Natiely.

Segundo a enfermeira, o pai ficou em choque porque não sabia que a esposa estava grávida. “Fizemos uma assistência da melhor maneira possível e depois fui chamar o pai para ver a esposa. Ele não estava acreditando e dei os parabéns para ele que estava muito emocionado e depois sorriu. Foi muito emocionante”, ressaltou Natiely.

Depois do parto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para levar a mãe à maternidade.

Quem quiser e puder colaborar com a família que pela surpresa não tem nenhum tipo de enxoval para o bebê, nem roupa de grávida para a mãe, pode fazer contato pelo celular do pai, Michael Douglas, (68) 99614-2829.
“A UPA do Juruá está sempre à disposição da população para prestar uma assistência com humanização. Agora, é só felicidade e a equipe do médico, Dr. João Paulo, enfermeiros Rony, Nathiele e técnicos Ednilton e Raimunda, está muito feliz em fazer parte do primeiro parto da UPA”, disse Natiely.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas