Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

No AC, candidatos avaliam tema da redação do Enem como ‘bom’, mas ‘fora das expectativas’

Alunos escreveram sobre 'invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil'.

_________________Publicidade_________________

Estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em Rio Branco, neste domingo (21), falaram sobre o tema da redação do exame. Eles responderam questões sobre linguagens e códigos e ciências humanas, além da redação, cujo tema deste ano foi ” invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Com o sonho de cursar pedagogia, Aline Abud, de 42 anos, fez o Enem pela segunda vez este ano. Ela falou que a prova foi tranquila e que com seguiu resolver todas as questões. Em relação ao tema da redação, Aline disse que foi bem “fora das expectativas”.

“Sempre o tema da redação é mais complicado, mas, por incrível que pareça, foi uma prova bem tranquila, achei o tema muito bom, embora bem fora das expectativas de tudo o que a gente tinha abordado. Foi bem distante desse pensamento, bem fora do que eu esperava, mas deu para fazer uma boa redação. Gostei bastante da prova digital, muito bem elaborada, sem nenhum problema”, afirmou.

A jovem Márcia Souza, de 18 anos, também fez o Enem pela segunda vez. Segundo ela, já tinha conseguido entrar para cursar geografia na Universidade Federal do Acre (Ufac), mas quer fazer enfermagem. Ela falou sobre o tema da redação e disse que conseguiu fazer uma boa prova.

“O tema da redação foi uma coisa totalmente diferente, foi registro civil, mas deu para fazer uma boa redação. Achei que foi bem cansativo, não muito difícil, mas também não foi fácil, dava para ter noção. A prova mais difícil foi a de linguagem estrangeira. Passei o ano fazendo cursinho, então, espero que eu tenha me saído bem.”

Suzane Farias, de 39 anos, é técnica de enfermagem e faz 6º período de direito com bolsa de 50%. Ela disse que fez o exame porque pretende conseguir 100% de bolsa.

“A prova achei bem tranquila, tanto que terminei antes. Achei fácil, o número de inscritos também foi bem menor do que nos anos anteriores. A redação foi sobre registro civil, tema super tranquilo, acho que boa parte dos alunos achou fácil. Então, acho que todo mundo vai conseguir”, opinou.

O jovem Kevin William, 18 anos, também fez a prova pela segunda vez. Ele quer cursar medicina e avaliou o tema da redação como “bom”.

“Não é um tema difícil, mas até mesmo quando o tema parece fácil, como foi o caso do ano passado, às vezes acaba dando um branco na hora. Meu principal problema foi começar, fazer uma introdução boa para a redação. Acho que vou tirar uma nota média, mas não o suficiente para o que eu quero fazer”, avaliou.

No Acre, estudantes chegaram cedo para fazer as provas do Enem — Foto: Iryá Rodrigues/g1

No Acre, estudantes chegaram cedo para fazer as provas do Enem — Foto: Iryá Rodrigues/g1

Enem 2021

28 de novembro – 2º dia

  • Abertura dos portões: 10h
  • Fechamento dos portões: 11h
  • Início das provas: 11h30
  • Saída sem caderno de questões: 13h30
  • Saída com caderno de questões: 16h
  • Término das provas 2º dia: 16h30

Mais de 18,3 mil candidatos estavam inscritos para fazer as provas do Enem 2021 neste domingo (21). Diferentemente de 2020, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas. O segundo dia de aplicação de provas será no próximo domingo (28).

O Enem digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. No Acre, 17 cidades aplicam a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação neste primeiro dia para os candidatos.

Inicialmente, tinham se inscrito para o exame 19375 pessoas no Acre, conforme os dados divulgados em julho deste ano. Porém, um novo prazo foi aberto, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para os candidatos que tiveram isenção do pagamento em 2020, mas faltaram nas provas e não justificaram ausência. E, nesta nova etapa, mais 1961 inscrições foram concluídas, que devem fazer as provas só em janeiro.

Além disso, o estado teve 470 inscritos na modalidade para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.

Candidatos que se inscreveram depois, as provas para esse público vão ser aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmo dia que os adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL) vão fazer o teste.

No ano passado, do total de 41.841 inscritos, mais de 40,6 mil optaram pelas provas impressas e mais de 1,1 mil pela versão digital das provas. Em 2020, em meio à pandemia, o Acre registrou abstenção recorde. De acordo com balanço, 54,8% dos inscritos no estado deixaram de comparecer aos locais de aplicação, espalhados por 17 municípios.

RBTrans aumentou a frota de ônibus nos domingos de aplicação das provas do Enem  — Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica Acre

RBTrans aumentou a frota de ônibus nos domingos de aplicação das provas do Enem — Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica Acre

Frota de ônibus

A frota de ônibus em Rio Branco foi reforçada para os dois domingos de aplicação de provas. Ao todo, 54 ônibus não circular na capital acreana para atender a demanda dos candidatos, um reforço de 24 carros.

Aos domingos a frota de ônibus na capital acreana é reduzida e funciona com a média de 30 a 35 ônibus, mas, para atender as demandas dos participantes do Enem, a RBTrans aumentou os coletivos nas ruas.

O que levar e o que não levar no dia da prova?

De acordo com o edital do Enem, os itens obrigatórios e permitidos no dia do exame são:

Documento original com foto: RG, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros. Não é válido a apresentação de carteirinha de estudante, crachá ou cópia mesmo autenticada de documento original.

  • Álcool em gel
  • Máscara
  • Cartão de confirmação de inscrição
  • Caneta preta
  • Lanche

Já os itens abaixo não são permitidos e alguns podem até resultar na eliminação do candidato:

  • Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos – estes devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
  • Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
  • Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
  • Bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas.

Cronograma

  • Provas: 21 e 28 de novembro
  • 21 de novembro: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias
  • 28 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
  • Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022.
  • Gabarito: 2 de dezembro
  • Cartão da Inscrição (novos inscritos e PPL): Após o dia 06 de dezembro
  • Aplicação das Provas (novos inscritos e PPL): 09 e 16 de janeiro
  • Gabarito: 20 de janeiro

Via-G1

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas