Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Nível do Rio Acre é o menor dos últimos 5 anos e pode afetar abastecimento, diz Defesa Civil

_________________Publicidade_________________

Durante a estiagem, o nível do Rio Acre, em Rio Branco, tem baixado, em média, 0,4 centímetros por dia, segundo o coordenador estadual de proteção e defesa civil, tenente coronel Ferreira. Na segunda-feira, 26, o registro foi de 1,82 metros, segundo o relatório hidrometerológico do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma).

Com previsão de poucas chuvas, a situação é preocupante. “Se continuar nesse ritmo, sem nenhuma chuva, quando chegarmos no início de setembro podemos chegar a menos de um metro, o que pode afetar o abastecimento de água em Rio Branco”, explica.

Ele informou ainda o nível do rio no último sábado,24, em que a medida era de 1,85 metros e no domingo, 25, em que foram registrados 1,84 metros. A expectativa é que mesmo durante a estiagem caiam algumas chuvas no mês de agosto. “Estamos na última semana de julho já, então a gente torce que o mês de agosto tenha pelo menos umas 3 a 4 chuvas espaças, para aguentar o período” declara Ferreira.

Ao longo deste ano, o Departamento de Água e Saneamento do Acre (Depasa) instalou três conjuntos de bombas flutuantes para evitar o abastecimento de água durante o período de seca, em Rio Branco.

Nos municípios de Brasileia e Porto Acre, o rio já está em estado de alerta máximo. Na cidade de Brasileia, distante cerca de 230km de Rio Branco, o nível do rio é de 1,31 metros, enquanto em Porto Acre o registro é de 1,52 metros, nesta segunda.

No início do mês, a Defesa Civil informou que estava preparando um um plano emergencial de suprimento de água potável a algum município, mas segundo o coronel, ainda não foi necessário a execução em nenhum município.

Via – A Gazeta

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas