booked.net

‘Não queria que ninguém passasse pelo que estou passando’, diz mãe de menino que não pôde se vacinar e está em UTI com Covid em SP

Compartilhe:

O crescimento nas internações de pacientes com covid-19 na cidade de  São Paulo nos últimos dias atingiu também crianças e adolescentes. No Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, na Bela Vista, o número de internados menores de 18 anos com Covid-19 aumentou de apenas uma por mês, em novembro e dezembro, para nove nos primeiros dez dias de janeiro.

O estudante Victor Fernando Vieira de Jesus, de 13 anos, foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital nesta terça-feira (11). Portador de diabetes tipo 1, ele é considerado paciente de risco para o coronavírus e não pôde receber a vacinação contra a doença nos últimos meses por orientação dos médicos do hospital, já que estava se recuperando de uma cirurgia.

Desempregada, a cozinheira Fabrícia Pereira tem 28 anos e é mãe de outras três crianças – todas com menos de 11 anos, ou seja, fora da faixa etária que já começou a receber a vacina contra Covid-19 no país. Para ela, o receio que alguns pais têm de autorizar a vacinação em seus filhos deveria ser substituído pelo medo de vê-los contrair a doença.

“Eu acho que a população tem que se conscientizar. Hoje eu vejo que o vírus está aí, que ele realmente existe porque ele bateu na minha porta, então a importância da vacina é muito grande”, disse.

“Se alguma família ainda estiver em dúvida eu diria: ‘Corre atrás, faz o que der para vacinar seus filhos’, porque uma criança na situação que meu filho está no momento não é fácil para mãe nenhuma”, completou.

Victor Fernando, de 13 anos, começou a se sentir mal no último domingo (9). Com sintomas como fadiga, febre, vômito e fraqueza, ele foi admitido no hospital com um quadro de cetoacidose, uma complicação aguda e grave da diabetes tipo 1. Na unidade, ele foi examinado e diagnosticado com coronavírus também.

Fabrícia Vieira Pereira e o filho, Victor Fernando Vieira de Jesus, de 13 anos, portador de diabetes tipo 1, em São Paulo — Foto: Arquivo pessoal

Fabrícia Vieira Pereira e o filho, Victor Fernando Vieira de Jesus, de 13 anos, portador de diabetes tipo 1, em São Paulo — Foto: Arquivo pessoal

Segundo Antônio Carlos Madeira de Arruda, diretor executivo do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, o número de crianças internadas com Covid-19 no hospital aumentou abruptamente em janeiro, ainda que o número absoluto ainda não seja “preocupante”.

De acordo com o médico, as crianças internadas têm, em sua maioria, comorbidades que podem agravar a evolução da doença. No geral, elas apresentam quadros leves, mas que exigem internação, e respondem de maneira positiva aos tratamentos. Em média, elas ficam internadas de 4 a 5 dias.

Via-G1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima