booked.net

Na véspera de fechamento do comércio, moradores correm a supermercados e postos de combustível no AC

Compartilhe:

Na véspera do início das medidas mais restritivas para conter o avanço do coronavírus no Acre, moradores de Rio Branco lotaram os supermercados e postos de combustível na noite desta sexta-feira (12). O fechamento emergencial do comércio e outros serviços nos fins de semanas e feriados começa a valer neste sábado (13) e segue até domingo (14).

Entre as medidas está a proibição de cultos religiosos, a permanência de pessoas, em qualquer número, em espaços públicos e privados destinados à recreação e ao lazer. Durante a semana, os setores considerados não essenciais estão liberados a funcionar com 20% da capacidade.

As medidas iam começar a valer no último dia 6 de março, mas o governo decidiu adiar para este sábado e domingo (14) por conta do feriado do Dia Internacional do Dia da Mulher (8). Um decreto com as novas alterações foi publicado na quarta (10), no Diário Oficial do Estado (DOE).

Uma equipe da Rede Amazônica Acre esteve em alguns estabelecimentos e flagrou as filas e aglomeração na entrada dos comércios e postos de combustível.

O professor universitário José Alves Costa, que mora no Conjunto Manoel Julião, foi um dos que aproveitaram para fazer as compras do fim de semana antes do fechamento. Ele disse ser a favor das medidas e acrescentou que o decreto deveria ter entrado em vigor no início do mês para tentar conter a proliferação da Covid-19.

“Vim comprar o básico para passar o fim de semana, só um complemento mesmo. Os almoços de sábado e domingo estão garantidos. Acho que o decreto deveria ter vigorado no começo do mês porque o problema da pandemia está muito grave e se alguma coisa não for feita vai entrar em colapso e vai ser pior. Lá em casa já estamos há mais de um ano desse jeito, um sai para fazer as compras e outro fica em casa”, frisou.

Antônia Cleuma falou que aproveitou a folga do trabalho para fazer as compras da mãe — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

A fiscal de caixa Antônia Cleuma aproveitou a folga do trabalho para fazer as compras da mãe. Segundo ela, muita gente, que trabalha nos fins de semana, aproveita a folga durante a semana para fazer as compras.

“Está gerando aglomeração, querendo ou não. Acho que não vale a pena. Trabalho de domingo a domingo e só posso vir aos fins de semana, criticou.

Acreanos lotaram supermercados na noite desta sexta-feira (12) para garantirem as compras do fim de semana — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Acreanos lotaram supermercados na noite desta sexta-feira (12) para garantirem as compras do fim de semana — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

O boletim da Secretaria de Saúde do estado apontou até esta sexta-feira (12) 1.106 mortes pela Covid-19. Em quase um ano, o estado acumula 61.709 casos da doença.

Motoristas também lotaram postos de combustíveis para garantirem abastecimento antes do fechamento emergencial no Acre — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Motoristas também lotaram postos de combustíveis para garantirem abastecimento antes do fechamento emergencial no Acre — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 96 estão ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação total apresentou uma leve queda e chegou a 91%.

Colaborou Andryo Amaral, da Rede Amazônica Acre.

VIA-G1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima