booked.net

Museu do Palácio Rio Branco está em preparação para ser reaberto ao público

Visitação estava suspensa desde o início da pandemia de Covid-19. Governo informou que está em processo de contratação de estagiário para fazer recepção.

Compartilhe:

Depois de um período de mais de dois anos fechado para visitação do público, o museu do Palácio Rio Branco, localizado na praça Eurico Dutra, no centro da capital acreana, vai reabrir ao público e está em processo de contratação de estagiário para fazer os atendimentos, segundo informou o governo.

No quadro “Destino Acre”, exibido no Jornal do Acre 1ª Edição, Thaly Figueiredo fez um passeio pelo local mostrando o que pode ser visitado no espaço.

O governo informou que o processo de seleção está em andamento e, quando concluído, o museu vai reabrir e que ainda não pode informar a data, apenas quando for concluída esta etapa.

O Palácio Rio Branco é a mais viva e simbólica obra sobre a história do povo do Acre. Sede do governo do estado, foi projetado pelo arquiteto alemão Alberto Massler e inspirado em edificações gregas do período neoclássico.

São dois andares: o primeiro piso abriga o museu aberto à visitação pública, com diversas salas temáticas e outros espaços que contam a história do Acre, por meio de objetos históricos, fotografias, vídeos e depoimentos.

Já o segundo andar, é reservado às atividades oficiais do governo acreano. Sendo que o primeiro ficou fechado por conta da pandemia.

Acostumados naquela época com as tradicionais edificações em madeira, o Palácio Rio Branco foi considerado uma inovação, ao ser construído todo em alvenaria. A obra, iniciada em 1929, foi inaugurada ainda inacabada em 1930 e concluída totalmente em 1948.

Entre 1999 e 2002, com seus sérios riscos e falta de manutenção, o Rio Branco foi fechado para uma ampla reforma. Após a revitalização, foi entregue à população e aberto à visitação de moradores e turistas. O tombamento, como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Acre, veio em 2005. Três anos depois, em 2008, passou a ser, oficialmente, o Museu Palácio Rio Branco, que tem à sua frente o Obelisco dos Heróis da Revolução e a Fonte da Sagração.

Com informações g1.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima