Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Municípios querem usar 10 mil doses de vacinas não usadas em indígenas, na segurança pública

Ocorreu na manhã desta terça-feira, 30, a reunião de alinhamento das Diretrizes e Planos de Ação com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e secretarias municipais. O encontro foi voltado para a pactuação das 10 mil doses de vacinas sobressalentes contra Covid-19, que não foram utilizadas em indígenas.

A ideia é que, por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), seja feito um pedido ao Ministério da Saúde (MS) para a utilização das 10 mil doses de vacina para as forças de segurança do Estado do Acre.

Doses sobressalentes de indígenas serão utilizadas pela segurança pública, caso seja autorizado Foto: Odair Leal/Secom

A decisão foi com base na orientação da Coordenação Estadual de Imunizações, chefiada por Renata Quilles, que esclareceu aos gestores municipais a importância de realizar a vacinação deste grupo mediante autorização do Ministério da Saúde.

“O documento será encaminhado por meio da Comissão Intergestores Bipartite e a solicitação será em caráter de empréstimo das doses, sendo devolvidas mediante as necessidades dos polos indígenas”, afirma Renata Quilles.

Reunião de alinhamento das Diretrizes e Planos de Ação contou com representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Acre e das secretarias municipais Foto: Odair Leal/Secom

Em sua fala, o secretário de Estado de Saúde do Acre, Alysson Bestene, enfatizou a importância de que o pedido fosse consensual entre todos os secretários.

“A solicitação desse pedido foi consensual, entre os secretários municipais, para que as decisões sejam de acordo com a decisão do Ministério da Saúde. Nosso objetivo é ver toda nossa população vacinada e imunizada”, afirma o secretário.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Tarauacá, Assis Brasil, Capixaba e Senador Guiomard.

Agência de Notícias do Acre

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas