9 de agosto de 2022   |   20:12  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Ministra Cristiane Britto cumpre agenda no Acre e promove ações em combate à violência doméstica

O momento também foi marcado por protestos conduzidos pelas mães das 10 crianças vítimas de Síndrome Respiratória.

_________________Publicidade_________________

Redação Juruá Online

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto, cumpriu extensa agenda nesta segunda-feira (20) em Rio Branco.  O evento organizado na Esplanada do Palácio Rio Branco contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a governadora em exercício do Acre, Waldirene Cordeiro, a senadora Mailza Gomes, Deputado Federal Alan Rick, o prefeito Tião Bocalom e alguns secretários de Estado.

O momento também foi marcado por protestos conduzidos pelas mães das 10 crianças vítimas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que levaram banners ao local e chamaram a atenção da ministra para a situação. As mães acusam o governo de negligência e pedem apuração dos casos e justiça.

A ministra ouviu o apelo das mães e afirmou que medidas serão tomadas no intuito de apurar a denúncia.

No momento em que as mães se dirigiam ao Palácio Rio Branco para se reunirem com a secretária especial de política para mulheres do Ministério, uma confusão foi iniciada após declaração de um servidor do Governo do Estado direcionada às mães ali presentes.

Em nota publicada nesta terça-feira (21), o Governo do Estado reiterou seu sentimento de pesar para com as mães das crianças que foram a óbito, afirmou que irá ampliar o número de leitos pediátricos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado, assim como instaurar um processo administrativo de sindicância para apurar os casos suspeitos e tomar as devidas providências administrativas.

Dentre as ações para o Estado do Acre, a ministra anunciou a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia.

A Casa da Mulher Brasileira é um centro de atendimento humanizado e especializado no atendimento à mulher em situação de violência doméstica e contará com alojamento de passagem, brinquedoteca, apoio psicossocial e capacitação para a sua autonomia econômica.

Durante a sua estada, a ministra participou da entrega de 15 veículos para 13 municípios do estado, entre eles, para Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima e ainda kits de equipagem para Conselhos Tutelares do estado do Acre. O investimento do Governo Federal na ação foi de R$ 1,9 milhão.

Na oportunidade, houve também o repasse de 20 pistolas e quatro viaturas às Polícias Civil e Militar, destinadas ao combate à violência contra a mulher.

Cristiane Brito destacou as iniciativas voltadas para ações de combate à violência contra a mulher e o apoio aos conselhos tutelares que atuam na garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS