25 de maio de 2022   |   04:21  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Marechal Thaumaturgo aposta no cultivo do café como nova alternativa para produtores rurais

O projeto ganhou ainda mais força com a participação dos técnicos de capacitação e de campo sobre a introdução do Café Clonal no Juruá.

_________________Publicidade_________________

Redação Juruá Online

O município de Marechal Thaumaturgo é famoso por suas plantações de café. Visitantes do município nem imaginam a potência na agricultura, que já movimenta a economia local.

Um salto largo. Assim é visto o trabalho realizado por Calinka, que largou o mundo da informática e se encantou pelas possibilidades que o café pode proporcionar para quem mora no Alto Juruá.

Depois de pesquisar no mercado uma área que evitasse muito desgaste, o produtor Kallinkark Nawa acabou optando pelo café.

“Busquei adquirir conhecimentos, fui em Acrelândia, um município referência ao Café Clonal. De lá fui a Cacoal-RO, onde conheci viveiristas e aprendi com eles”, disse Nawa.

(Foto: TV Juruá)

O projeto ganhou ainda mais força com a participação dos técnicos de capacitação e de campo sobre a introdução do Café Clonal no Juruá. Colaborações foram feitas com órgãos e instituições para auxiliar os produtores que já fizeram a primeira colheita.

Em parceria com a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, foi feita uma chamada de licitação do café e investimentos nessa área.

Ao todo, já foram subsidiados e adquiridos mais de 18 mil mudas de Café Clonal. Desse quantitativo, mais de 25 famílias — que tem como fonte de renda a agricultura — receberam as mudas.

“O produtor foca mais na roça, mas a produção de café pode dar valorização às suas terras”, destacou Kallinkar.

Com a super valorização do grão de café, o projeto tem potencial para manter a demanda local e a exportação — gerando renda para mais famílias e aquecendo a economia local.

Foto: Juruá Online

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS