Redação Juruá Online
O primeiro trecho de Cruzeiro do Sul até Tarauacá é considerado o melhor, apesar de apresentar buracos em algumas partes. Desvios em locais de erosão permanecem no improviso há muitos anos e veículos pesados passam um por vez.
Segundo os motoristas, o menor trecho entre Tarauacá e Feijó permanecia crítico há semanas atrás, até um trabalho de tapa buracos ser realizado. Mas, a preocupação maior é no período chuvoso, pois é usado somente argila para tapar os buracos em alguns trechos da estrada. Mesmo assim, o motorista de ônibus, Reginaldo Falcão acredita as condições de trafegabilidade estão bem melhores. “Deu uma melhorada, chegamos cedo em Feijó”, disse.
Nas modestas rodoviárias de Tarauacá e Feijó, o movimento de passageiros é mais intenso, pois quase não existe transporte aéreo até Rio Branco. Os banheiros são trancados e não e permitido o uso pelos passageiros.
De Feijó para Manoel Urbano, há melhoras na manutenção da estrada, refletida na nova marcação de massa asfáltica na pista, indicando que o serviço de tapa buracos passou pelo trecho.
Segundo os motoristas, de Manuel Urbano à Sena Madureira, as condições da estrada também melhoraram, o tempo de viagem está dentro da normalidade. O caminheiro Rosivan viaja toda semana entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco, e explicou que a preocupação maior no momento, é entre Sena e Rio Branco. “Já estamos com mais de 2 meses no Verão e a BR continua esburacada. Antes, eram 2h de viagem, agora são 4 devido às péssimas condições”, disse o caminhoneiro.
Outro motorista apela para o poder público e alerta para a fragilidade da manutenção realizada atualmente. “Quando chove não conseguimos trafegar de caminhão, pequenas carretas se atravessam e gostaríamos do apoio do governo federal e Denit”, pontua o motorista.