29 de junho de 2022   |   08:10  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Mais de 71 mil pessoas ficam desalojadas ou desabrigadas após tragédia das chuvas em PE

Balanço foi divulgado neste domingo (5) pela Defesa Civil do estado, oito dias após temporais. Subiu de 34 para 37 número de cidades que decretaram situação de emergência. Ao todo, foram 128 mortes.

_________________Publicidade_________________

Além das 128 mortes provocadas por quedas de barreira e enchentes, a tragédia do do fim de maio deixou 61.596 desalojados e 9.631 desabrigados, em Pernambuco. São mais de 71 mil pessoas que ainda estão fora de casa, oito dias depois dos temporais. O balanço foi divulgado, neste domingo (5), pela Coordenadoria de Defesa Civil do estado (Codecipe).

De acordo com a Codecipe, a Defesa Civil Nacional usa o termo desalojado para se referir a uma pessoa que, após um desastre, seguiu para a casa de um parente. O desabrigado, informou o órgão, é quem está em um abrigo público ou privado.

Ainda segundo o balanço, os números foram repassados pelos municípios para Central de Operações. A Codecipe disse que há pessoas em 123 abrigos de 31 cidades.

Ao todo, 54 municípios foram atingidos pelas chuvas. A Defesa Civil estadual informou também que, neste domingo, subiu de 34 para 37 o número de cidades com decretos de situação de emergência.

As últimas prefeituras que fizeram o registro são Água Preta e Primavera, na Zona da Mata Sul, e Itamaracá, no Grande Recife.

Veja a lista

  1. Cabo de Santo Agostinho
  2. Camaragibe
  3. Goiana
  4. Jaboatão dos Guararapes
  5. Macaparana
  6. Moreno
  7. Nazaré da Mata
  8. Olinda
  9. Paudalho
  10. Paulista
  11. Recife
  12. São José da Coroa Grande
  13. São Vicente Ferrer
  14. Timbaúba
  15. Abreu e Lima
  16. Araçoiaba
  17. Igarassu
  18. Aliança
  19. Glória do Goitá
  20. Vicência
  21. Bom Jardim
  22. Limoeiro
  23. Passira
  24. São Lourenço da Mata
  25. Pombos
  26. Palmares
  27. Sirinhaém
  28. Lagoa do Carro
  29. Tracunhaém
  30. Chã Grande
  31. Escada
  32. João Alfredo
  33. Chã de Alegria
  34. Correntes
  35. Água Preta
  36. Itamaracá
  37. Primavera

Segundo o governo, do total de municípios em situação de emergência, 24 deles tinham feito a inscrição no Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID), até a sexta (3).

Essa estrutura garante a orientação rápida nos processos, de acordo com o estado. Os demais municípios que desejarem realizar o cadastro com a orientação dos técnicos federais e estaduais têm até terça (7) para procurar a Coordenadoria de defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).

O governo de Pernambuco informou também que, até a sexta, três cidades tinham conseguido a liberação de recursos: Camaragibe e Paulista, no Grande Recife, e São José da Coroa Grande, no Litoral Sul. O estado não divulgou os valores.

Por G1

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS