Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Mais de 53 mil moradias não tem banheiro no Acre, diz pesquisa

_________________Publicidade_________________

Existem ao menos 53.018 habitações sem banheiro no Acre, segundo os dados de 2019 do Instituto Trata Brasil. Em números percentuais são 19,80% dos domicílios sem um banheiro.

Como notícia boa, esse índice já foi bem maior: em 2010, mais de 34% das residência estavam sem um WC.

Os dados foram lembrados a propósito do Dia do Banheiro, celebrado mundialmente na última sexta-feira (19). Desde 2013 a data faz parte do calendário da UN-Water, agência das Nações Unidas que coordena os esforços da entidade e de outras organizações internacionais que trabalham com questões de água e saneamento.

Segundo o IBGE em 2019, no Brasil são 1,6 milhão de residências sem acesso ao banheiro, ou seja, estima-se mais de 5 milhões de pessoas. Além disso, o cenário do saneamento básico no país ainda é muito ruim com cerca de 35 milhões de pessoas sem água potável, mesmo em meio à pandemia da Covid19, e quase 100 milhões sem coleta dos esgotos. Somente 49% dos esgotos gerados no país são tratados, o que equivale a jogar todos os dias na na natureza uma média de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgotos sem tratamento.

No Acre, 52% da população não tem acesso à água tratada e 90% ainda vive sem coleta de esgoto. Em 2019, 1.362 acreanos tiveram de ser internados por doenças transmitidas pela água. 7 morreram.

Via – Ac 24 Horas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas