25 de maio de 2022   |   05:39  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Mais de 100 mil acreanos estão com título de eleitor irregular

Prazo da Justiça Eleitoral para ficar em condições de votos nos dois turnos em outubro termina em 4 de maio

_________________Publicidade_________________

Foto: Reprodução

Na capital Rio Branco, 112.410 eleitores precisam regularizar o título de eleitor. O prazo para a regularização do documento termina no dia 4 de maio e ela pode ser feita totalmente online. O título de eleitor é obrigatório para exercer o direito ao voto no país. Para os brasileiros maiores de 18 anos, a não quitação eleitoral pode resultar em restrições previstas em lei, como o impedimento de solicitar documento de identidade ou passaporte, tomar posse em cargo público e fazer matrícula em instituição oficial de ensino.

Como regularizar o título de eleitor?

Todas as consultas podem ser feitas de forma online no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para saber se a documentação está cancelada, basta clicar na aba “situação eleitoral” e preencher o nome ou CPF.

A regularização pode ser solicitada de forma simples e rápida, pelo sistema Título Net, no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Antes de iniciar o requerimento, a pessoa deve consultar se tem algum débito com a Justiça Eleitoral, no mesmo site. Havendo pendências, é necessário efetuar o pagamento da multa por boleto, PIX ou cartão de crédito.

Depois, os campos devem ser preenchidos corretamente com os dados solicitados. Por fim, deve-se anexar:

  • Frente e verso de um documento oficial de identidade;
  • Selfie segurando o documento ao lado do rosto;
  • Comprovante atual de endereço;
  • Comprovante de quitação do serviço militar (para pessoas do sexo masculino que solicitarem atendimento no ano em que completam 19 anos).

Ao terminar de preencher o formulário, o eleitor receberá um e-mail com um número de protocolo, que poderá ser usado para acompanhar o processamento do pedido no sistema de acompanhamento do Título Net.

A pessoa que solicitar atendimento pelo Título Net não receberá via impressa do título em casa. Quando o pedido de atendimento tiver sido concluído, é necessário baixar o aplicativo e-Título no celular para consultar os dados da inscrição eleitoral e local de votação.

O prazo para conclusão do atendimento depende do volume de pedidos recebidos pelo cartório responsável por cada município ou região.

Há, ainda, um vídeo disponível no Titulo Net com a explicação detalhada do procedimento.

Atendimento presencial

Os cartórios eleitorais de Minas Gerais já retomaram o atendimento presencial. No entanto, em razão da pandemia de COVID-19, a Justiça Eleitoral recomenda que seja dada preferência à solicitação on-line, pelo Título Net.

Para quem for buscar atendimento presencial, recomenda-se, ainda, que seja agendado o dia e horário. O agendamento pode ser feito no site do TRE ou pelo Disque-Eleitor – telefones 148 ou (31) 2116-3600.

Biometria

A coleta da biometria está suspensa, conforme estabelecido na Resolução TSE nº 23.615/2020 e confirmado pela Resolução TSE nº 23.667/2021. Mesmo assim, quem está com o título cancelado por ausência da revisão biométrica pode solicitar a regularização para poder votar em 2022.

Para o eleitor com o documento em dia, a Justiça eleitoral enfatiza que não precisa buscar atendimento por enquanto.

Por A Tribuna

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS