Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Mais de 100 estabelecimentos são notificados por não cumprirem medidas restritivas em Rio Branco

Durante os dois dias que marcaram a operação Covid-19, coordenada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sejusp), pelo menos 112 estabelecimentos foram notificados para que dessem cumprimento ao decreto estadual que prevê medidas mais restritivas durante os finais de semana em Rio Branco.

A medida começou a valer no sábado (13) e seguiu durante o domingo (14) com o fechamento do comércio durante o fim de semana para conter o avanço do novo coronavírus no estado. Os dados parciais foram divulgados pela Sejusp.

Ainda conforme o levantamento, 278 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e, desse total, sete foram autuados.

A notificação é uma orientação de conduta para que o local ou pessoa siga as normas estabelecidas pelo decreto estadual. Já autuação é feita pela vigilância e pode gerar processo administrativo e até mesmo multa.

“O objetivo da fiscalização é ampliar o indicador do isolamento social das pessoas e para isso a fiscalização cumpriu seu papel, lógico que apegado a normas, chamamento público e, consequentemente, o índice de isolamento social foi vertiginosamente maior do que estava sendo cumprido antes. Então, cumprimos nosso papel”, disse o secretário Paulo Cezar Santos.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Durante toda a operação, praças públicas, locais de práticas esportivas e espaços públicos foram isoladas para dar cumprimento ao decreto. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) foram geradas durante o final de semana 383 ocorrências por desobediência.

O governo adotou o fechamento emergencial do comércio e outros serviços nos fins de semanas e feriados para tentar reduzir os casos de Covid-19 e a alta demanda nos hospitais.

“Vamos ter uma ideia exata dos efeitos destas ações semana que vem, se nós tivermos menor registro de pessoas infectadas é porque o decreto teve eficácia, esse é o indicador mais eficaz”, acrescentou.

Festa com muita bebida e pessoas sem máscara foi encerrada pela polícia na noite de sábado (13) em Rio Branco — Foto: Arquivo/Sejusp

Festa com muita bebida e pessoas sem máscara foi encerrada pela polícia na noite de sábado (13) em Rio Branco — Foto: Arquivo/Sejusp

Ocorrência

Entre essas ocorrências está o encerramento de uma festa clandestina com diversas pessoas na Estrada Jarbas Passarinho, em Rio Branco, na noite de sábado.

Uma denúncia anônima levou uma equipe da Polícia Militar até o local. Na festa tinha muita bebida, piscina, música alta e diversas pessoas sem máscara, item de uso obrigatório. A quantidade de pessoas flagradas no local não foi divulgada. A Segurança Pública do Acre informou que ninguém foi levado para a delegacia, mas as pessoas foram orientadas a deixar o local.

A operação conjunta ocorre entre a Sejusp e órgãos fiscalizadores do Estado e Município. Os dados são distribuídos entre os batalhões da capital acreana.

Via: G1

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas