Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Lava do vulcão em La Palma se aproxima do oceano; área costeira é bloqueada

_________________Publicidade_________________

Moradores da costa leste da ilha espanhola de La Palma foram obrigados a permanecer em seus imóveis nesta segunda-feira (27), enquanto a lava fluindo do vulcão Cumbre Vieja se aproxima do mar.

A lava de 1.250 °C pode tocar o Oceano Atlântico nas próximas horas, provavelmente causando explosões e lançando nuvens de gases tóxicos sobre a ilha, alertaram os serviços de emergência das Ilhas Canárias na manhã desta segunda.

“Dada a possibilidade de a lava chegar ao mar nas próximas horas na zona costeira de Tazacorte, e em antecipação a possíveis emissões de gases nocivos à saúde, o comitê de emergências vulcânicas das Canárias ordena o bloqueio de San Borondon, Marina Alta, Marina Baja e La Condesa”, tuitou o órgão.

“A população deve seguir as instruções das autoridades e permanecer em casa, com as portas e janelas fechadas, até que a situação possa ser avaliada pela manhã [de terça-feira]”, acrescentou o comitê.

Nas primeiras horas desta segunda-feira, a lava passou pela cidade de Todoque,no sudoeste da ilha, esvaziada há poucos dias e que fica a apenas 1,6 km da costa de La Palma, de acordo com os serviços de emergência.

As autoridades também pediram aos residentes em um raio de 5 quilômetros do vulcão que tomem mais precauções devido à possibilidade de novas erupções que podem causar o estilhaçamento de vidros.

A principal companhia aérea das Ilhas Canárias, a Binter Canarias, confirmou nesta segunda-feira (27) que continuará com os voos suspensos no aeroporto de La Palma enquanto acompanha a situação.

O resto do tráfego aéreo no aeroporto também foi cancelado pela manhã, de acordo com a operadora do aeroporto da Espanha, Aena.

Esta segunda é o nono dia consecutivo de erupções do vulcão, que até agora forçou a retirada de quase 6.000 pessoas, destruiu centenas de casas e devastou as plantações de banana – parte crucial da economia da ilha.

Imagens de drones da agência Reuters mostraram um rio rápido de lava incandescente descendo as encostas da cratera, passando perto de casas, e trechos de terra e edifícios engolfados por uma massa negra de lava mais velha e lenta.

O fluxo de lava engolfou mais de 230 hectares, disse o serviço de monitoramento por satélite da União Europeia, Copernicus, destruindo centenas de casas, bem como estradas, escolas e igrejas, e forçando milhares a deixarem suas casas.

Nenhuma morte ou ferimento grave foi relatado desde a erupção do vulcão, mas cerca de 15% da safra de banana da ilha pode estar em risco, ameaçando milhares de empregos.

Com lava do vulcão Cumbre Vieja se aproximando do Oceano Atlântico, autoridades determinaram lockdown de moradores da ilha
Com lava do vulcão Cumbre Vieja se aproximando do Oceano Atlântico, autoridades determinaram lockdown de moradores da ilha / Divulgação/Governo das Canárias

Via-CNN

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas